UFBA: alunos reclamam de poucas vagas nas aulas remotas

'Estou abismado que eu só consegui pegar uma matéria', reclamou um dos estudantes

por Ruan Reis sex, 04/09/2020 - 18:14
Reprodução/Facebook/UFBA . Reprodução/Facebook/UFBA

No Twitter, vários estudantes da Universidade Federal da Bahia (UFBA) alegaram, nesta sexta-feira (4), que não estavam conseguindo se matricular nas disciplinas, agora ministradas de forma remota, por falta de vagas. Segundo os alunos, a instituição de ensino está ofertando poucas vagas para turmas com grande número estudantes.

“Estou abismado que eu só consegui pegar uma matéria”, relatou um internauta. “Hoje conseguindo pegar 6 matérias, 5 delas obrigatórias, eu realmente tô me sentindo A PRIVILEGIADA, infelizmente só vi mais uma pessoa que conseguiu essa proeza. Vamos lá Ufba, ajuda todo mundo a se formar”, escreveu outro.

As reclamações, rapidamente, subiram a hashtag 'UFBA' que estava nos assuntos mais comentados no Twitter. Assim como em outras instituições de ensino, a UFBA teve suas atividades presenciais paralisadas em virtude do novo coronavírus. Agora, de forma remota, a Universidade passou a oferecer as aulas.

Posicionamento

Diante da situação, a UFBA divulgou um comunicado afirmando que reabrirá o Sistema Acadêmico da Universidade (Siac) para que os estudantes possam resolver tais problemas. Confira, abaixo, o comunicado na íntegra:

Senhores (as) Chefes de Departamento e Coordenadores Acadêmicos, diante dos problemas relativos ao planejamento das turmas e da matrícula dos alunos, reportados por alguns departamentos e coordenadores de cursos de Graduação, e devido ainda ao caráter atípico do Semestre Letivo Suplementar, a SUPAC/STI decidiram reabrir o SIAC para que os colegiados possam resolver tais problemas no período de 04 a 09/09, de acordo com o cronograma abaixo:

ATENÇÃO: Não será possível alterar horário de turma, pois já existem alunos matriculados.

08 e 09/09 Criação de turma (disciplinas não incluídas e novas turmas de disciplinas já oferecidas), inclusão de novos colegiados (inclusive 008 – alunos de pós cursam disciplina de graduação)

de 08/09 a 06/10 (até 25% do SLS) Ampliação de vagas em turmas, matrícula pelo Colegiado de Curso, Alocação docente pelos Departamentos/Coordenação Acadêmica

Obs: Caso haja necessidade de exclusão de turma, o Departamento/Coordenação Acadêmica deve primeiramente verificar se há alunos matriculados e contactar os seus devidos Colegiados para que estes desmatriculem os discentes. Com os alunos desmatriculados, o Departamento/Coordenação Acadêmica poderá efetuar a exclusão da turma desejada.

1.Aluno de Pós-Graduação (SIGAA) - Disciplina (SIAC): a. o departamento ou equivalente deverá criar o pedido e a oferta sob o colegiado 008 (alunos de pós cursam disciplina de graduação), após a inclusão das vagas, deverá informar ao Programa demandante da vaga que deverá entrar em contato com o NAREP (narep@ufba.br) para providências de matrículas. b. o registro de notas dos alunos de Pós-graduação que cursarem disciplina da Graduação será realizado pelo NAGA (naga@ufba.br). Superintendência de Administração Acadêmica

COMENTÁRIOS dos leitores