Manaus não libera escolas municipais para prova do Enem

Órgão quer evitar aglomerações em razão da Covid-19

por Nathan Santos qua, 13/01/2021 - 14:46
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo . Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

Nesta quarta-feira (13), a Prefeitura de Manaus deu detalhes de uma decisão a respeito do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A gestão não liberará as escolas municipais para a realização da prova, no próximo domingo (17), alegando receio do aumento de casos do novo coronavírus.

O objetivo da Prefeitura é impedir aglomerações. Com ofício enviado ao Ministério Público Federal (MPF-AM), o órgão, por meio da Secretaria Municipal de Educação, explicou os motivos da não liberação.

“A decisão da Prefeitura em não oferecer as unidades de ensino para a aplicação das provas foi tomada após entendimento entre o prefeito David Almeida, o secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, e os subsecretários do órgão, juntamente com o Departamento de Planejamento (Deplan) da Semed”, informou a Prefeitura de Manaus.

No documento enviado ao MPF-AM, a gestão ainda pede o adiamento do Enem. “É uma temeridade, sobretudo nesse momento. Hoje é dia 13. A prova será daqui a quatro dias e sabemos que a situação de Manaus em relação a pandemia não vai acalmar até lá. Abrir as escolas para o Enem representa aglomeração na frente e no interior delas. Enviamos as nossas razões ao Ministério Público e também sugerimos que o Enem seja adiado”, comentou o secretário de Educação Pauderney Avelino, conforme informações da assessoria de imprensa.

Manaus registrou, nesta terça-feira, 166 sepultamentos nos cemitérios da cidade. “Entre as causas das mortes do total de sepultamentos nos cemitérios públicos da capital do Amazonas, 49 foram declaradas como Covid-19, e dois casos suspeitos. Já nos espaços privados foram 36 registros de óbitos pelo novo coronavírus”, detalhou a Prefeitura.

De acordo com o Governo do Amazonas, o Estado tem mais de 218 mil casos de Covid-19. Até o momento, 5.810 mortes em razão da doença foram registradas. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Amazonas contam com 68.926 candidatos inscritos no Enem.

O Inep informou que o presidente Alexandre Lopes, e o ministro da Educação, Milton Ribeiro, "estão em tratativas com o prefeito de Manaus, David Almeida, e com o governador do Amazonas, Wilson Lima, para buscar uma solução para a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020.As provas impressas do Enem serão realizadas no domingo (17) e no dia 24 deste mês".

COMENTÁRIOS dos leitores