Enem: veja tudo o que você precisa saber antes da prova

Enem 2020 será realizado neste domingo (17) e no dia 24 de janeiro, na versão impressa, e em 31 de janeiro e 7 de fevereiro na versão digital

por Camilla de Assis sab, 16/01/2021 - 10:47
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo . Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

Neste domingo (17), milhões de estudantes vão fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), nesta edição, estão inscritos 5,8 milhões de participantes, sendo 5.687.271 de inscrições para o Enem impresso e 96.086 para o Enem Digital.

Provas

No primeiro dia de aplicação de provas, neste domingo, os participantes irão responder a 90 questões das áreas de Ciências Humanas, Linguagens e redação. Dentro de Ciências Humanas, estão abarcadas as disciplinas de história, geografia, sociologia e filosofia. Já em Linguagens, está todo o contexto da Língua Portuguesa, desde gramática até interpretação de texto, bem como uma língua estrangeira escolhida pelo próprio estudantes - que pode ser inglês ou espanhol.

Já no próximo domingo (24), os candidatos responderão também a 90 questões, mas estas serão das áreas de Ciências da Natureza e matemática. Em Ciências da Natureza, estão integradas as disciplinas de química, física e biologia. Nestes dois primeiros domingos, estão marcadas as provas da versão impressa do Exame.

No dia 31 de janeiro, começa a maratona de provas para quem escolheu o Enem Digital. Feito por um projeto piloto neste ano, a prova será feita também presencialmente, mas por meio do computador. Neste sentido, os estudantes terão que responder às mesmas quantidades de questões do Enem impresso, só que por meio de uma tela. Para simular maior realidade com o formato tradicional, os participantes poderão pular questões e voltar para elas depois. De acordo com o Governo, o objetivo é que o exame seja totalmente digital até 2026.

O primeiro dia de aplicação das provas do Enem Digital será como no impresso: 90 questões de Ciências Humanas, Linguagens e uma redação. Esta deve ser feita escrita, segundo o Inep. Para isso, os participantes receberão uma folha de papel, no padrão do exame impresso. No segundo dia, serão mais 90 quesitos, só que desta vez das áreas de Ciências da Natureza e matemática. Para fazer os cálculos, também está prevista a entrega de folhas de papel aos estudantes.

Redação

A prova de redação é uma das mais temidas pelos participantes do Enem. Isso porque o bom desempenho na produção textual é fundamental no êxito no exame como um todo, refletindo, assim, na nota final. O estudante deve escrevê-la no em formato de prosa, no tipo dissertativo-argumentativo. “Na redação do Enem o participante deverá defender uma tese – uma opinião a respeito do tema proposto –, apoiada em argumentos consistentes, estruturados com coerência e coesão, formando uma unidade textual, de acordo com a modalidade escrita formal da língua portuguesa”, explica o Inep.

Outros cuidados sobre a redação também devem ser tomados pelos candidatos que farão o Enem 2020. O participante pode zerar a produção textual caso descumpra alguns requisitos, como fuga ao tema, extensão total de até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema proposto, não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.

Seguindo o modelo de prova dos anos anteriores, os estudantes que vão fazer o Enem 2020 irão se deparar com uma frase-tema, que geralmente cobra problema da sociedade brasileira. Com ele, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia ligada ao Ministério da Educação (MEC), que produz o Enem, há um texto de apoio que ajuda o estudante a se nortear quanto à escrita.

Horários

Assim como em edições anteriores, o Enem 2020 será realizado conforme horário de Brasília. A abertura dos portões será realizada às 11h30. Nas edições anteriores, a entrada nos locais de prova só era permitida a partir das 12h, mas o Inep adotou a medida de abrir meia hora mais cedo para que não haja aglomeração. O fechamento será, impreterivelmente, às 13h. Com isso, aquele estudante que porventura se atrasar, não poderá fazer o exame. Entretanto, caso o estudante se atrase para o primeiro dia de provas, por exemplo, ele poderá fazer normalmente o segundo dia de avaliação.

Os participantes só podem sair dos locais de aplicação a partir das 15h30, entretanto sem o caderno de questões. Este só pode ser levado meia hora antes do término da prova. No primeiro dia, por conta da redação, ela vai até às 19h. Já no segundo dia de Enem, os participantes têm até as 18h30 para realizar as 90 questões.

Documentos

Os participantes que vão fazer o Enem 2020 precisam ficar atentos aos documentos que podem ser levados ou não durante a aplicação das provas. Segundo o Inep, é obrigatório apresentar via original de documento oficial de identificação com foto para a realização das provas. Os participantes poderão apresentar cédulas de identidade expedidas por instituições, como secretarias de Segurança Pública, polícias Militar e Federal ou pelas Forças Armadas. Também será aceita a identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros.

“A Carteira de Registro Nacional Migratório, prevista na Lei de Migração (n.º 13.445), de 24 de maio de 2017, também está entre a documentação válida para identificação, assim como o Documento Provisório de Registro Nacional Migratório, do qual trata o Decreto n.º 9.277, de 5 de fevereiro de 2018. A identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes e que, por lei, tenha validade como documento de identidade também poderá ser utilizada para identificar o participante. Além disso, o passaporte e  a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) — de acordo com a Lei n.º 9.503, de 23 de setembro de 1997 — também são válidos, assim como a Carteira de Trabalho e Previdência Social (impressa e expedida após 27 de janeiro de 1997)”, garante o Inep.

Cartão de confirmação

O cartão de confirmação de inscrição é o documento em que contém nome do estudante, dados pessoais, modalidade do Enem a ser realizada, horário e local de prova. Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda que os candidatos o levem no dia de aplicação do exame. O cartão também registra que o inscrito deve contar com determinado atendimento especializado, assim como tratamento pelo nome social, caso essas solicitações tenham sido feitas e aprovadas. O documento está disponível na Página do Participante.

Outro documento emitido pelo Inep que causa dúvida entre os estudantes é a Declaração de Comparecimento. Ela serve para comprovar presença na prova e deverá ser apresentada pelos candidatos, antes de ingressarem na sala de realização do Exame, ao aplicador, em cada dia de provas. Ele geralmente é utilizado para fins trabalhistas. “É importante lembrar que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não disponibilizará a Declaração de Comparecimento após a aplicação de cada dia de provas. Para o segundo dia de aplicação do exame, 24 de janeiro, o documento ficará disponível para impressão a partir da segunda-feira, 18 de janeiro”, alertou o Inep.

Caneta e lanche

A maratona de provas do Enem certamente pode dar fome em grande parte dos participantes, por isso é importante levar algum alimento para consumo durante a realização do exame, assim como ficar atento ao que comer antes do teste. O Inep determina que os candidatos devem podem levar água, mas esta deve estar em uma garrafa de material transparente e sem rótulo. Os alimentos devem também estar dentro de sacos transparentes, mas não é vedada participação do candidato que levar lanche em sua embalagem original. 

Já quanto à caneta a ser usada, esta deve ser impreterivelmenta fabricada em material transparente e de tinta preta. É extremamente necessário que os participantes fiquem atento a este fato porque caso a regra seja descumprida, pode ocasionar na eliminação do estudante.

Resultado

Os resultados do Enem 2020 já têm data para serem divulgados. No dia 29 de março, serão liberados os desempenhos tanto dos alunos que fizeram a versão impressa quanto daqueles que optaram pelo Enem Digital. Os gabaritos serão divulgados até o terceiro dia útil após a realização das últimas provas. Ou seja, no Enem impresso isso deve ser realizado até o dia 27 de janeiro, enquanto na modalidade digital está previsto para 10 de fevereiro.

O Instituto também dá algumas orientações aos participantes. Confira abaixo algumas delas:

- Uso de máscaras de proteção facial durante toda a aplicação será obrigatório.

- É obrigatória a apresentação de via original de documento oficial de identificação com foto para a realização das provas. Confira a lista completa no edital.

- A única caneta aceita é a esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente.

- Guardar, antes de entrar na sala de provas, em envelope porta-objetos, a Declaração de Comparecimento impressa, o telefone celular e quaisquer outros equipamentos eletrônicos desligados, além de outros pertences não permitidos.

- Manter os aparelhos eletrônicos como celular, tablet, pulseiras e relógios inteligentes com todos os aplicativos, funções e sistemas desativados e desligados, incluindo alarmes, no envelope porta-objetos lacrado e identificado, desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva do local de provas.

- Manter, debaixo da carteira, o envelope porta-objetos, lacrado e identificado, desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva do local de provas.

- Iniciar as provas somente após a autorização do aplicador, ler e conferir todas as instruções contidas na capa do caderno de questões, no cartão-resposta, na folha de redação, na folha de rascunho e nos demais documentos do exame.

LeiaJá também

--> Veja todos os temas de redação desde a criação do Enem

--> Confira sete atitudes que podem causar eliminação do Enem

COMENTÁRIOS dos leitores