Enem: alunos falam sobre medidas sanitárias e expectativas

Realização do exame em meio à pandemia do novo coronavírus deixou estudantes ainda mais tensos

por Paula Brasileiro dom, 17/01/2021 - 10:01

Porta de entrada para as universidades brasileiras, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um dos momentos mais importantes da vida dos estudantes do país. Para a prova, os candidatos costumam se preparar durante um ano inteiro e a chegada do dia das avaliação gera bastante nervosismo e tensão.

Na edição de 2020, cujas provas começam neste domingo (17), esses fatores ganharam um agravante, o medo por conta da pandemia do novo coronavírus. Além de ter prejudicado a preparação de muitos estudantes nos últimos dez meses, o risco de contágio durante a realização do exame foi acrescentado à lista de preocupações dos feras.

Em frente à Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), localizada no bairro da Boa Vista, área central do Recife, a estudante Mayara Santos, de 18 anos, higienizava as mãos com álcool enquanto aguardava a abertura dos portões. Prestando o exame pela terceira vez, ela disse que espera que os demais candidatos também se preocupem com a segurança sanitária. "Eu pretendo seguir todas as normas, espero que todos sigam também".

A estudante Maria Clara da Silva, de 19 anos, também estava esperançosa quanto ao comportamento dos demais candidatos. "A gente sabe que sempre tem uma aglomeração, mas eu espero que todos sigam os protocolos". Tentando uma vaga para o curso de enfermagem, ela lamentou as dificuldades na preparação para as provas por conta do estudo à distância durante 2020. "É diferente quando você está em uma sala de aula, com pessoas que estão com o mesmo propósito, é mais fácil. Em casa sempre tem alguma coisa pra atrapalhar, eu me sinto um pouco menos preparada este ano".

Enem 2020

Neste domingo (17), primeiro dia do Enem 2020, os candidatos respondem, das 13h30 às 19h, questões de Ciências Humanas, Linguagens, além da redação. Já no dia 24 deste mês, os feras enfrentarão quesitos de matemática e Ciências da Natureza.

A versão digital está programada para o dia 31 de janeiro e 7 de fevereiro. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela organização do Enem, quase 5,8 milhões de candidatos se inscreveram no Exame, cujo resultado está programado para março.

COMENTÁRIOS dos leitores