Participantes lamentam pouca preparação para o Enem 2020

Nos locais de prova, estudantes comentam que ensino remoto dificultou o preparado de que enfrentam o exame neste ano

por Paula Brasileiro dom, 17/01/2021 - 11:46
Júlio Gomes/LeiaJá Imagens . Júlio Gomes/LeiaJá Imagens

Neste domingo (17), estudantes de todo o país enfrentam o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Em um ano atípico, os candidatos chegam para o Enem após dificuldades na preparação para o exame, um primeiro adiamento de datas, polêmicas em torno de sua realização e a pandemia do novo coronavírus.

Anteriormente marcado para o mês de novembro de 2020, o Enem teve suas datas remarcadas para janeiro e fevereiro de 2021 por causa da crise sanitária. Um movimento para que as provas voltassem a ser adiadas acabou surgindo entre candidatos e órgãos estudantis, em virtude da pandemia, porém sem sucesso. Com exceção do estado do Amazonas, que vive uma alta de casos da Covid-19 e teve as provas suspensas por decisão da Justiça Federal.

Além da preocupação com os procolos de segurança referentes à pandemia, os estudantes precisaram enfrentar dificuldades na preparação para as provas deste ano. Maria Clara da Silva, de 19 anos, disse que estudar em casa dificultou o seu processo preparatório. "Em casa sempre tem alguma coisa pra distrair, uma coisa pra fazer, almoço, enfim. É melhor quando a gente está em uma sala de aula". A jovem irá fazer seu exame na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), no bairro da Boa Vista, área central do Recife.

Outro candidato que lamentou a preparação a distâcia para o Enem 2020 foi Vinícius Martins, de 22 anos. Alegando estar "menos preparado" do que gostaria, o estudante disse ter tido dificuldade com as novas modalidades de ensino e acabou se prejudicando. "Não me adaptei ao ensino a distância, foi difícil. Mas, a gente não pode desistir, tem que tentar mesmo, na garra. Brasileiro não desiste nunca".

Neste domingo (17), primeiro dia do Enem 2020, os candidatos respondem, das 13h30 às 19h, questões de Ciências Humanas, Linguagens, além da redação. Já no dia 24 deste mês, os feras enfrentarão quesitos de matemática e Ciências da Natureza.

A versão digital está programada para o dia 31 de janeiro e 7 de fevereiro. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela organização do Enem, quase 5,8 milhões de candidatos se inscreveram no Exame, cujo resultado está programado para março.

LeiaJá também

--> Inep diz que garrafa de água não precisa ser transparente

--> Portões abertos para as provas do Enem 2020

--> Candidatos fazem apostas para tema da redação do Enem

COMENTÁRIOS dos leitores