Livro mostra como usar smartphone no ensino de História

A obra faz parte de um projeto introduzido na escola em que o professor Anderson Rodrigo Silva leciona, em Belém

seg, 17/01/2022 - 18:02
Clóvis de Senna/LeiaJáImagens Professor Anderson Rodrigo Silva usa celulares para auxiliar nas aulas de História Clóvis de Senna/LeiaJáImagens

Utilizando aparelhos celulares para ensinar História aos alunos, o professor Anderson Rodrigo Silva lançou, no sábado (15), o livro "Ensinar e aprender História na era dos smartphones". A obra resultou do trabalho desenvolvido com alunos de ensino médio da escola estadual Acy de Barros, em Belém.

O professor pesquisador Anderson Rodrigo Silva desenvolveu um projeto de curtas-metragens com alunos do 3⁰ ano do ensino médio da escola Acy de Barros, no bairro da Sacramenta, utilizando os celulares dos alunos para a interação com a disciplina. As atividades foram realizadas no ano de 2018 como pesquisa para a dissertação do professor. 

No início as atividades, o professor adequou os conteúdos de História para o principal aparelho utilizado pelos alunos, que é o smartphone. "Eles realizaram pesquisa e, num segundo momento, a gente desenvolveria curtas-metragens utilizando o smartphone para gravar", continuou.

O tema base para as aulas foi o período do Regime Militar iniciado em 1964. "Os alunos egressos de outras escolas nunca haviam estudado. Então também foi uma outra motivação para que eu trabalhasse com eles em sala de aula", pontuou Rodrigo.

A motivação para publicar o livro levou em consideração o período de desenvolvimento da pesquisa, em 2018, salienta o escritor. Para o trabalho em grupo, os estudantes usaram materiais selecionados de sites de historiadores orientados por Rodrigo. Para o professor, é importante o uso das tecnologias digitais para auxiliar no desenvolvimento intelectual dos alunos. "As tecnologias estão aí.  Vamos ter que conviver com elas. Esse livro, de certo modo, busca debater essas questões do século XXI e como a gente pode trabalhar com eles [alunos] de uma forma que busque potencializar  o ensino", finalizou.

Os interessados na obra podem adquirir o exemplar através do e-mail:

rodrigoatsilva5@gmail.com/rodrigo_atsilva@yahoo.com.br

Por Quezia Dias.

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores