Mostra Campus estimula estudante a pensar no futuro

Experiência de visita aos cursos e espaços da UNAMA - Universidade da Amazônia empolga alunos do ensino médio

qui, 01/09/2022 - 11:44

A UNAMA - Universidade da Amazônia abriu o campus Alcindo Cacela, em Belém, para o evento Mostra Campus, que visa orientar cinco mil alunos do ensino médio de escolas públicas e privadas acerca de cursos oferecidos pela Universidade, além de fazer a apresentação da infraestrutura, laboratórios e atividades práticas com o objetivo de estimular os estudantes para o olhar acadêmico e prepará-los para o mercado de trabalho. A programação vai até 2 de setembro.

Participam do evento 45 escolas. No primeiro dia, pela manhã, alunos do CESEP, Ulysses Guimarães, Sucesso e Madre Zarife Sales visitaram as instalações da Universidade. Os alunos demonstraram interesse e curiosidade em relação a infraestrutura e carreiras profissionais.

A estudante Anna Luiza, 18 anos, que está cursando o último ano do ensino médio no colégio CESEP, disse que a visita guiada está sendo divertida. "É um outro universo, pois estou no meu último ano e vamos entrar na melhor fase da nossa vida. Não tinha interesse em entrar em alguns cursos, mas agora estou curiosa", disse.

Com a possibilidade de conhecer diversos cursos, a aluna relatou que, inicialmente, tinha interesse em Direito e Letras, porém o evento a fez considerar fazer Odontologia. A estudante destacou a qualidade da infraestrutura da UNAMA e a proximidade entre a Universidade e o CESEP. “Achei bonito, um espaço aberto”, acrescentou.

O aluno Ramiro Junior, 19 anos, estudante do colégio Ulysses Guimarães, achou interessante conhecer o curso de Direito. Antes do evento, ele tinha dúvida entre os cursos de Medicina e Direito. "Foi bem bacana conhecer o curso, me tirou dúvidas que eu tinha em relação ao Direito. Eu estava em dúvida entre Medicina e Direito, mas agora estou pensando em fazer Direito, aqui mesmo, na UNAMA", relatou.

O Mostra Unama dá suporte para que os alunos possam conhecer a infraestrutura, cursos e projetos, além de abrir margem para descobertas e despertar o desejo de fazer parte do meio universitário.

A aluna Bruna Dias, 18 anos, da escola estadual Ulysses Guimarães, gostou da oportunidade. "A gente aproveita para conhecer as profissões. É muito legal, principalmente para os adolescentes da minha idade que estão terminando o ensino médio", argumentou. Bruna disse que seus interesses são Artes e Medicina, porém acrescentou Arquitetura depois da visitação. 

Outro ponto que chamou a atenção da estudante foi a infraestrutura inclusiva da UNAMA. “Gostei que tem acessibilidade para pessoas que precisam de cadeiras de rodas, como rampas, achei isso muito bom”, afirmou.

Por Giovanna Cunha, Kátia Almeida e Gabrielle Nogueira (sob a supervisão do editor prof. Antonio Carlos Pimentel).

COMENTÁRIOS dos leitores