Mostra de cinema discute mobilidade urbana

Projeto "Leva e Traz", em exibição na Casa das Artes, em Belém, abre para discussão sobre tema do cotidiano das cidades

por Mirelly Pires ter, 19/07/2016 - 16:12

A mostra “Leva e Traz”, que exibe filmes sobre mobilidade urbana, apresenta nesta quarta-feira (20) “Rio Doce/CDU”, de Adelina Pontual. O documentário fala sobre a linha de ônibus que cruza subúrbios de Olinda e Recife. Outro documentário a ser exibido é o mexicano “Quanto custa um carro para a sociedade”. A programação da mostra se iniciou no último dia 13 e já exibiu cinco filmes. A iniciativa é da Fundação Cultural do Pará, por meio do Núcleo de Produção Digital (NPD). As exibições seguirão nos dias 20 e 21 de julho, na Casa das Artes, sempre às 18h30, com entrada franca.

Na quinta-feira (21) o filme exibido é “Impasse”, de Fernando Evangelista e Juliana Kroeger, que expõe os protestos contra o aumento da tarifa do transporte coletivo em Florianópolis, em 2010, e “Caminhando com Tim Tim”, do diretor Genifer Gerhardt. A programação é para o público em geral. Na primeira semana de exibições, participaram professores, estudantes e ciclistas. Após o filme, eles debatem sobre o tema.

“A primeira semana foi excelente. Antes de qualquer coisa, o evento é uma mostra de cinema, que teve como fio condutor o tema mobilidade urbana. Os primeiros filmes exibidos mostraram um leque sobre linguagem cinematográfica, e o tema deu uma abrangência para uma discussão importante”, disse o coordenador do NPD, Felipe Pamplona.

Para a professora Neilce Socorro Santos, que soube da mostra pela internet, a programação é extremamente significante. “É um tema que precisa ser discutido. E por meio da linguagem audiovisual, o assunto fica bem acessível. É uma proposta muito boa”, afirmou a professora.

Programação

20/07 – Quarta-feira

"Rio Doce CDU", da diretora Adelina Pontual

O cotidiano de uma viagem pelo itinerário da linha de ônibus Rio Doce/CDU, que cruza vários bairros do subúrbio das cidades de Olinda e Recife (Pernambuco). Ao longo de quase uma hora de viagem, conhecidos e anônimos dividem o mesmo espaço e interagem entre si, revelando suas rotinas, lembranças e desejos.

“Quanto custa um carro para sociedade”, direção ITDP México (2012)

Saiba qual o preço do carro para uma sociedade e tudo o que está por trás desse invento - que a princípio edeveria facilitar a vida e dar conforto. Será?

21/07 – Quinta-feira

“Impasse”, dos diretores Fernando Evangelista e Juliana Kroeger

Em maio e junho de 2010, milhares de pessoas foram às ruas de Florianópolis (SC) para protestar contra o aumento da tarifa do transporte coletivo. Além de cenas que não foram exibidas em nenhuma tevê, incluindo flagrantes de violência durante os atos públicos, “Impasse” revela o que pensam usuários, trabalhadores, especialistas e empresários do transporte.

“Caminhando com Tim Tim”, do diretor Genifer Gerhardt

Curta-metragem, com texto, narração e toque de sanfona de Genifer Gerhardt e música original de Renatinho Muller, conta a história do menino Valentim, que mora a duas quadras de sua avó. Nessa pequena viagem, é mostrado o ângulo de visão do menino, sem mostrar em nenhum momento o rosto dos adultos.

Serviço: Mostra “Leva e Traz” de documentários sobre mobilidade urbana. Nos dias 20 e 21 de julho, às 18h30, no auditório da Casa das Artes. Endereço: Praça Justo Chermont, 236, ao lado da Basílica de Nazaré. Entrada franca.

Com informações da Agência Pará.



COMENTÁRIOS dos leitores