Plaza Shopping recebe exposição sobre trabalho infantil

Campanha Nacional mostra os registros e ficará exposta no Piso L4 do mall até o dia 2 de março

por Giorgia Wolf qua, 15/02/2017 - 19:00
Divulgação/Assessoria de Imprensa A exposição é inédita no Recife e seguirá para outras regiões do Nordeste Divulgação/Assessoria de Imprensa

O Mistério Público do Trabalho em parceria com o Plaza Shopping realizam a exposição “Não cale!”. Com a abertura nesta quinta-feira (16), a exposição segue até o dia 2 de março, no horário de funcionamento do mall, localizado na Rua Doutor João Santos Filho, 255, em Casa Forte. 

Fazendo parte da campanha nacional, intitulada “Trabalho infantil: Se você se cala, ele não para”, que o Mistério Público do Trabalho inaugura em Recife e segue com divulgação por outras cidades do Brasil. Além das fotos, a exposição também contará com objetos que refletem as realidades de choque, vivenciadas por crianças e jovens que têm sua escola, a diversão e sua infância negadas por causa do trabalho infantil.

Segundo os dados do IBGE, entre 2013 e 2015, o trabalho infantil aumentou 4,5% no Brasil. Há 3,3 milhões de crianças e adolescentes com idade entre 5 e 17 anos que trabalham de alguma forma. Desse total, meio milhão tem menos de 13 anos e a maioria (62%) trabalha no campo, com a agricultura. No Brasil, o Ministério Público do Trabalho tem como objetivo promover, monitorar e coordenar a ação contra as diversas formas de exploração do trabalho infantil e adolescente, dando um tratamento uniforme e coordenado para este problema.

"Em vez de lápis e caderno, um pedaço de madeira. No lugar da mochila, um saco de mandioca. A mão de obra infantil afeta milhões de crianças e adolescentes no Brasil, triste realidade que prejudica o futuro e destrói os sonhos", disse a assessoria sobre o projeto. 

De acordo com o procurador do trabalho, Eduardo Varandas, a ação tem o objetivo de conscientizar e convocar as pessoas para assumir o papel de proteger esses jovens através da denúncia. “Uma das metas prioritárias do Ministério Público do Trabalho é prover a proteção integral à criança e ao adolescente. Precisamos mudar essa mentalidade de que é melhor estar trabalhando do que roubando. A exploração da mão de obra infantil é grave, lesivo e pode levar ao uso de drogas e a criminalidade. Toda criança precisa ter acesso a infância”, destacou o procurador em entrevista à assessoria.

Exposição "Não Cale!"

16 de fevereiro até 02 de março

Plaza Shopping

Rua Doutor João Santos Filho, 255 - Casa Forte

Piso L4 

COMENTÁRIOS dos leitores