Dia das Crianças: músicas de aberturas que fizeram sucesso
Dos Cavaleiros do Zodíaco a Cocoricó, aberturas e músicas que fizeram e fazem parte do imaginário de qualquer criança e adulto
Desenhos, personagens e programas marcaram a infância e fizeram a alegria dos pequenos durante anos. Aberturas e músicas são lembradas em clima de nostalgia e basta apenas uma nota para sair cantando o refrão. Confira nesta linha do tempo algumas das aberturas que marcaram época e ainda fazem parte do imaginário de muita gente.
NOSSA TURMA (1985) - É quase impossível não lembrar a música que dá início as aventuras vividas por Montgomery (alce), Vilma (ovelha), Zíper (gato), Márcia (porca-espinho), Bingo (castor) e Dotty (cadela), Catchum (jacaré) e Leland (lagarto). A animação teve uma curta duração, apenas 14 episódios, e foi produzida na década de 80 por Nelvana e pela DiC Entertainment.
URSINHOS CARINHOSOS (1985) - Criados, inicialmente, para cartões de aniversário pela artista Elena Kucharik, os Ursinhos Carinhosos surgiram pela primeira vez na televisão em 1985. No desenho, os ursos ajudam as pessoas a trocarem bons sentimentos e proteger a terra do mal.
CAVALO DE FOGO (1986) - Produzido por Hanna-Barbera, o desenho narra as aventuras da Princesa Sara e seu amigo, Cavalo de Fogo. Na terra mágica de Dar-Shan, Sara e Cavalo de Fogo lutam contra as maldades da vilã Diabolyn.
OS CAVALEIROs DO ZODÍACO (1986) - Adaptação do mangá Saint Seya, no Japão, Os Cavaleiros do Zodíaco foi adaptado pela Toei Animation e transmitido pela TV japonesa entre 1986 e 1989. Ao chegar ao Brasil, a animação virou febre e logo se consagrou como um dos melhores desenhos da época.
DUCK TALES (1987) - Produzida entre 1987 e 1990, Duck Tales é uma série de animação dos estúdios Walt Disney inspirada nos quadrinhos feitos por Carl Banks. A animação tem como personagens principais o Tio Patinhas e sua família. Os episódios envolvem viagens e fazem um passeio por culturas e povos distintos.
DRAGON BALL Z (1989) - A animação japonesa nasceu das revistas Shonen Jump, em 1988. Em abril de 1989, o mangá foi exibido pela Fuji Television. Dragon Ball Z é dividida em quatro arcos, representados por inimigos distintos - Os Saiyajins (Raditz, Nappa e Vegeta), Freeza, Cell e Majin Boo.
PINKY E CÉREBRO (1995) - Com 65 episódios, o desenho narra o cotidiano de dois ratos de laboratório, modificados geneticamente e os planos de dominação do mundo confabulados por Cérebro. A produção estreou em 9 de setembro de 1995 e contou com quatro temporadas.
OS PADRINHOS MÁGICOS (2001) - Criada por Butch Hartman, a animação mostra Timmy Tunner, de 10 anos, que recebe ajuda de suas fadas madrinhas Cosmo e Wanda. O garoto é maltratado pela babá, Vicky e vê a vida mudar quando os padrinhos começam a realizar os desejos.
HI HI PUFFY AMIYUMI (2004) - Criado pela Cartoon Network, o desenho animado é baseado na banda Puffy Ami Yumi e fala sobre as personagens Ami e Yumi, que são versões animadas de Ami Onuki e Yumi Yoshimura, que viajam em seu ônibus, juntamente com seu produtor musical Kaz.
PHINEAS E FERB (2007) - O desenho animado teve sua estreia em 2007, no Disney Chanel, e mostra as aventuras dos irmãos em suas férias escolares de verão. Todos os dias, Phineas e Ferb constroem algo novo para garantir a diversão junto com os amigos.
STEVEN UNIVERSO (2014) - Lançada, inicialmente, nos Estados Unidos em 2013, Steven Universo chegou ao Brasil um ano depois. O jovem Steven vive na cidade turística Beach City com Pérola, Garmet, Ametista e Leão, que formam a Crystal Gems.
CHAVES (1971) - O programa humorístico mexicano ‘El Chavo Del Ocho’ foi transmitido pela vez em 1971. Criado por Roberto Gómez Bolaños e produzido pela Televisión, o seriado foi distribuído para vários países em 1973 e se consagrou com altos índices de audiência.
CASTELO RÁ-TIM-BUM (1994) - Produzida e exibida pela TV Cultura, a série brasileira ficou no ar por três anos. Com um enredo que gira em torno do cotidiano de Nino, garoto de 300 anos, seus amigos Zequinha, Biba e Pedro e seus tios Dr. Victor e Morgana, a história caiu no gosto do público infanto-juvenil.
TV COLOSSO (1994) - Substituto do Show do Mallandro e Xou da Xuxa, a TV Colosso foi criada e dirigida por Luiz Ferré, Roberto Dornelles e Boninho. O programa utilizava bonecos caracterizados como cães, simulando todas as dinâmicas de uma emissora de TV.
COCORICÓ (1996) - A atração estreou na TV Cultura em 1996. Com personagens que brincam com o imaginário das crianças. Os episódios trazem discussões sobre o mundo como amizade, cidadania e solidariedade.