Lista: relembre músicas que sacudiram as Copas do Mundo

Maior evento futebolístico contou com interpretações que foram da ópera ao pop

por Paulo Uchôa sex, 15/06/2018 - 13:30
Reprodução/YouTube Shakira eternizou a Copa do Mundo de 2010 com o hit 'Waka Waka' Reprodução/YouTube

Nessa quinta-feira (14), em Moscou, na Rússia, foi dada a largada para mais uma Copa do Mundo. A atenção do torcedor está direcionada para os dribles marcantes e espontâneos dos jogadores, mas ligada à diversão quando o time de sua preferência sai de campo com a vitória tão aguardada. O apito sinalizando o final do jogo, com o placar positivo, leva o apaixonado por futebol curtir à vontade o momento de alegria com muita música.

Para celebrar o evento Mundial, que vai até o dia 15 de julho, o LeiaJá preparou uma lista com alguns sucessos oficiais que entraram para a história, embalando os torneios desde que a FIFA começou a investir em canções na década de 1960.

Lonnie Donegan - World Cup Willie 

Considerado o rei do Skiflle, Lonnie Donegan, em 1966, foi o artista responsável por agitar a Copa do Mundo, na Inglaterra, na época em que os Beatles dominavam o rock.

Plácido Domingos – Mundial ’82 (1982)

O tenor Plácido Domingo depositou o clássico da ópera na canção de 1982, no Mundial da Espanha.

Giorgio Moroder - To Be Number One (1990)

O italiano Giovanni Giorgio Moroder inovou a dance music no final dos anos 70. Em 1990, Moroder não aparece à frente dos vocais, porém compôs a música-tema da Copa da Itália.

Ricky Martin – La Copa De La Vida (1998)

O pop latino de Ricky Martin, ex-Menudo, invadiu o mundo com a música escrita por Luis Gómez Escobar, Desmond Child e Robi Draco Rosa. O cantor também gravou uma versão em inglês para a Copa da França.

Anastacia – Boom (2002)

Na era em que Britney Spears e Destiny’s Child dominavam as rádios em 2000, Anastacia surgia no cenário pop com o hit “I'm Outta Love”. A loira foi escalada para dar voz à canção da Copa do Mundo na Coreia do Sul e Japão, mas ficou longe do estouro musical de Ricky Martin. A música “Boom” não emplacou e só circulou no território europeu.

Shakira – Waka Waka (2010)

A FIFA acertou em cheio quando convidou Shakira para interpretar, em 2010, a canção “Waka Waka” na Copa da África. Há oito anos, a colombiana é lembrada e ovacionada pelo resultado do hit.

Pitbull, Jennifer Lopez e Claudia Leitte – We Are One (2014)

 Por ser no Brasil, a expectativa para a Copa de 2014 era grande. Os brasileiros puderam ver de perto a grandiosidade do evento, mas não curtiram com o gosto a música-tema. A letra misturando pelo espanhol, inglês e português, e com Claudia Leitte cantando com o rapper Pitbull e JLo, seguiu o caminho de Anastacia - lá em 2002 - e não alcançou a glória cravada por Shakira quatro anos antes.

Bônus

Ivete Sangalo – Festa (2002)

A baiana ficou longe de ter a sua música tocada mundialmente, porém isso não foi problema. A conquista do Penta em 2002 rendeu para a canção de Ivete o título de “hino da seleção brasileira”. Escrita por Anderson Cunha, “Festa” celebrou a vitória do Brasil e foi usada pelo técnico Felipão para motivar os jogadores momentos antes dos jogos.

Gaby Amarantos e Monobloco (2013)

A paraense Gaby Amarantos e o grupo Monobloco lançaram um ano antes da Copa do Mundo no Brasil a música “Todo Mundo”. A letra com o refrão de fácil assimilação grudou rapidamente.

Shakira – La La La (2014)

 A colombiana Shakira voltou com tudo em 2014, porém sem a repetição de “Waka Waka”. Faltando poucos dias para a Copa do Mundo no Brasil, Shakira teve mais uma canção nas paradas de sucesso. Ela lançou “La La La” em parceria com o brasileiro Carlinhos Brown e desbancou o tema oficial do Mundial. No Youtube, o clipe de Shakira tem 200 milhões de acessos a mais que a produção interpretada por Pitbull, Jennifer Lopez e Claudia Leitte.

COMENTÁRIOS dos leitores