Trapaceiros: cinco filmes para celebrar o Dia da Mentira
Relembre clássicos do cinema que não tiveram a verdade como essência das histórias; confira
Desde pequenas, as crianças recebem orientações educativas para não mentir. Apesar da frase "Mentira tem perna curta" martelar incansavelmente a mente quando o certo é burlado, algumas pessoas criam formas de arquitetar situações embaraçosas que surgem ao longo da vida para se darem bem.
No cinema, as histórias baseadas em enganar o ser humano - mesmo que fictícia - não ficam longe da vida real. Um personagem aqui e um roteiro ali sempre tocam na ferida dos que se identificam com as tramas exploradas no mundo hollywoodiano.
Para celebrar o Dia da Mentira, nesta segunda-feira (1º), relembre cinco filmes que trazem os reis da trapaça. Confira:
O Auto da Compadecida
Chicó e João Grilo. Essa dupla, interpretada por Selton Mello e Matheus Nachtergaele, levou o Brasil às gargalhadas com as mentiras contadas nos cinemas em 2000. Dirigido por Guel Arraes, o filme é baseado na obra literária de Ariano Suassuna.
Curtindo a Vida Adoidado
Na década de 1980, o filme protagonizado por Matthew Broderick entrava para a história do cinema com um dos mais inovadores. Arrecadando mais de 70 milhões de dólares nas bilheterias, o longa que conta as aventuras do mentiroso Ferris Bueller também fez sucesso na programação da Globo, na "Sessão da Tarde". Sob a direção de John Hughes, "Curtindo a Vida Adoidado" serviu de aula para os jovens da época que não pisavam com prazer na escola.
O Mentiroso
Jim Carrey é conhecido por ser a majestade das caretas. O ator levou riso e emoção aos cinemas ao contar a história de um pai que sempre omitia as fatos. Após o filho pedir como presente de aniversário que o pai não passasse a mentir mais, o sincericídio automaticamente foi instalado na vida do advogado Fletcher Reede. O filme "O Mentiroso" foi lançado em maio de 1997 e arrecadou mais de 300 milhões de dólares.
Prenda-me Se For Capaz
Após viver o romântico Jack Dawson em "Titanic", Leonardo DiCaprio deu vida a um profissional da trapaça em "Prenda-me Se For Capaz", do diretor Steven Spielberg, no começo dos anos 2000. Contracenando com Tom Hanks, DiCaprio viveu as maiores mentiras na pele de Frank Abagnale. Na história, ele foi médico, advogado e co-piloto, tudo isso com apenas 18 anos, aproveitando suas habilidades para praticar golpes milionários.
Esposa de Mentirinha
Assim como Jim Carrey, Adam Sandler é professor no quesito humor. Com um currículo recheado de clássicos, como "Click", "O Paizão", "Gente Grande" e "Como Se Fosse a Primeira Vez", o ator estrelou "Esposa de Mentirinha" ao lado da atriz Jennifer Aniston. Na comédia romântica, o personagem de Adam, o cirurgião plástico Danny Maccabee, luta para conquistar a jovem Palmer (Brooklyn Decker). Focado em Palmer, Danny passa a mentir, dizendo que é marido de Khaterine (Aniston), que tem dois filhos e que vai se separar para viver o relacionamento. O filme foi lançado em 2011 e arrecadou mais de 200 milhões de dólares.