Confira histórias de atletas olímpicos que são filmes

Hoje (23) é comemorado o Dia do Atleta Olímpico e o objetivo da data é homenagear os que se dedicam com treino a participarem dos esportes

por Camily Maciel sex, 23/06/2023 - 17:23
Reprodução / YouTube - Warner Bros. Pictures Brasil  Trecho do filme "King Richard: Criando Campeãs" Reprodução / YouTube - Warner Bros. Pictures Brasil

Hoje (23) é comemorado o Dia do Atleta Olímpico e o objetivo da data é homenagear os atletas que se dedicam com treino a participarem dos esportes olímpicos. Para celebrar a data, a equipe do LeiaJá separou cinco histórias de atletas que participaram das Olimpíadas e viraram roteiro de cinema. Confira a seguir. 

Jamaica Abaixo de Zero (1993) – um dos clássicos da sessão da tarde, a comédia conta a história da equipe jamaicana de bobsleigh. Formada por quatro pessoas, é considerada a primeira equipe de trenó da Jamaica que participou dos Jogos de Inverno de Calgary, no mesmo ano, sem ter visto neve antes. Com a ajuda de um ex-campeão desonrado desesperado para se redimir, os jamaicanos decidem tentar a classificação para a seleção olímpica e buscar a glória.  

Eu, Tônia (2017) - o filme retrata a história da patinadora olímpica Tonya Harding (interpretada por Margot Robbie). Forçada a competir desde cedo por sua mãe, ela se torna uma das principais atletas dos Estados Unidos por emergir como campeã no Reino Unido e em segunda colocada no Campeonato Mundial, por isso, é forte candidata para o ouro nos Jogos de Inverno de 1994. No mesmo ano, ela ficou conhecida quando seu marido e dois ladrões tentaram incapacitar uma de suas concorrentes quebrando a perna dela durante um treino às vésperas do campeonato nacional de patinação em Detroit.  

Raça (2016) - este drama conta a história de uma das figuras mais emblemáticas do esporte: Jesse Owens (1913-1980). Além dos desafios como atleta americano, Owens enfrentou o racismo na Olímpiada de 1936, que ocorreu em Berlim em plena Alemanha Nazista e conquistou quatro medalhas de ouro. 

Carruagem de Fogo (1981) - este clássico não pode ficar de fora quando se fala sobre Olimpíadas. A obra mostra a preparação da equipe de atletismo da Grã-Bretanha para os Jogos Olímpicos de Paris, em 1924. A equipe formada por corredores que são colegas na faculdade de Cambridge, decidem superar os desafios pessoais na competição. Sua trilha sonora ficou famosa ao retratar a competição.  

King Richard: Criando Campeãs (2021) - Richard Williams é um pai determinado a tornar suas filhas, Venus e Serena, em lendas do esporte. Com métodos pouco tradicionais. Desde os Juvenis até os campeonatos mundiais, ele cria duas das maiores atletas de todos os tempos. O filme deu o Oscar de melhor ator para Will Smith em sua premiação.  

COMENTÁRIOS dos leitores