Pernambuco com 12 atletas no Pan
Cinco modalidades terão atletas do estado em Guadalajara
Doze atletas pernambucanos participarão do Pan-Americano de Guadalajara a partir da próxima semana. Eles estarão presentes em cinco modalidades diferentes em esportes coletivos e também individuais.
A delegação do estado será maior no atletismo com cinco competidores. Cisiane Dutra e Érica Rocha disputarão os 20 mil metros da marcha atlética, Wagner Domingos participará da prova de lançamento do martelo, Fabiana Cristina irá disputar os 1.500 metros e Keila Costa tentará melhorar seus desempenho em Pan-Americanos. Em 2007, no Rio de Janeiro, a pernambucana conquistou a medalha de prata no salto triplo e em distância. “Minha principal concorrente no Pan é Maurren Maggi”, contou Keila que é amiga junto com a adversária campeã olímpica em Pequim 2008.
Joana Maranhão e Etiene Medeiros fazem parte dos 40 atletas que representarão o Brasil na natação. Joana, que já disputou uma final olímpica, vai para o seu terceiro Pan onde disputará os 200 m e 400 m medley, 400 m livre, 200 m borboleta e 200 m costas. “Quero trazer o máximo de medalhas possível e tenho condições para isso. Sou a melhor na América do Sul em várias dessas provas. Sei que vou ter adversárias canadenses e norte-americanas, mas vou brigar”, declarou.
Dentre os esportes coletivos, há muito tempo a seleção feminina de vôlei conta com duas pernambucanas no elenco: Dani Lins e Jaqueline. No futebol feminino além de quatro jogadoras que atuam em Pernambuco pelo Vitória, a goleira Bárbara, revelado no Sport, também estará em Guadalajara.
Yane Marques vai até o México em busca do bicampeonato Pan-Americano no pentatlo moderno. Terceira colocada no ranking mundial, a pernambucana de Afogados da Ingazeira chega confiante para o Pan. “É sempre muito bom estar ali entre os dez melhores, é muito difícil isso. Tenho feito uma temporada muito boa, não saí dos dez primeiros no ranking todo o ano”. Priscila Oliveira é a outra representante do estado na modalidade. A expectativa da atleta é boa para o Pan já que vive um bom momento. Atualmente ela é bicampeã sulamericana.