Clubes reforçam campanha do MPPE contra racismo no futebol

Lançamento das ações será no clássico entre Santa Cruz x Náutico, sábado (4), no Arruda

por Renato Torres ter, 31/10/2017 - 14:16
Renato Torres/LeiaJáImagens O goleiro Jeffferson (Náutico) e a atacante Ary (Sport), representaram os atletas do trio de ferro no encontro Renato Torres/LeiaJáImagens

Foi lançada nesta terça-feira (31) a campanha Diga NÃO ao Racismo, liderada pelo Ministério Público de Pernambuco, e endossada pelas policias Civil e Militar, Federação Pernambucana de Futebol, Prefeitura do Recife, e os três grandes clubes da capital. O conjunto de ações é apoiado no Mês da Consciência Negra, o qual conta com oito jogos realizados no Estado. A proposta serve para conscientizar a comunidade esportiva dos danos que o racismo causa dentro e fora de campo.

O Salão dos Órgãos Colegiados, na sede do MPPE, no Bairro de Santo Antônio, Centro do Recife, foi tomado por autoridades do meio jurídico e do futebol local para fortalecer a parceria nesse primeiro momento de divulgação. Estão previstos cartazes, faixas, camisas, placas e artes nas redes sociais trazendo a mensagem, além de apontar as consequências dos crimes racistas, e de injúria racial, e também, como denunciar tais episódios.

"É muito ruim precisar de uma campanha, em pleno 2017, para reforçar que as diferenças devem ser respeitadas. Mas, dado os casos recorrentes, não podemos deixar de alertar a todos, mesmo que isso signifique parar os nossos trabalhos para realizar as ações. A ideia é ensinar agora para não precisar punir mais a frente. A sociedade precisa tomar consciência desse fato que permanece desde a idade média. Pernambuco vai dar exemplo para todo o Brasil, trabalhando com prevenção, utilizando o sistema educacional para estirpar, de uma vez por todas, esse câncer", afirmou o procurador-geral de justiça, Francisco Dirceu Barros.

A ideia foi comprada pelo trio de ferro, que esteve representando por seus dirigentes, além do goleiro Jefferson, do Náutico e a atacante do Sport, e Seleção Brasileira Sub-17, Ary Borges. Segundo o Grupo de Enfrentamento à Discriminação Racial (GT Racismo), as primeiras ações já estão previstas para o clássico do sábado (4), entre Santa Cruz e Náutico, no Arruda.

LeiaJá também

---> 'Temos condições de reverter', diz Patrick sobre a Sul-Americana

---> Dívida do Santa é maior do que valor bloqueado na justiça

---> Giovanni pede desligamento e está fora do Náutico

COMENTÁRIOS dos leitores