Atletas farão testes diários durante a Olimpíada

Novos protocolos também incluem isolamento por meio de bolhas sociais

por Rafael Sales qua, 28/04/2021 - 16:59
Miguel A. Padriñán / Pixabay Miguel A. Padriñán / Pixabay

Duas mudanças estão nos novos protocolos de segurança para os atletas que participarão dos Jogos Olímpicos deste ano, no Japão. Segundo informações da Associated Press, os competidores serão submetidos a testes diários de Covid-19 e o isolamento será por meio de bolhas sociais, semelhante ao que foi feito com os jogadores da NBA, em julho de 2020.

A Olimpíada começa em 23 de julho, e os atletas precisam conciliar o preparo físico com os protocolos de segurança contra o coronavírus. Por conta disso, o novo documento orienta medidas que permitem otimizar os próximos três meses até o início do evento. Nas orientações anteriores, estava previsto que cada atleta deveria cumprir quarentena de 14 dias antes de embarcar ao Japão. Agora, à medida em que os atletas desembarcarem em solo japonês, eles serão direcionados às áreas que apenas os competidores estarão presentes.

Em fevereiro, o primeiro documento de protocolos orientava que seria feito um primeiro teste de Covid-19 72 horas antes do embarque do atleta. O segundo, logo após a chegada no Japão. Depois, pelo menos um teste a cada quatro dias. Já o novo regulamento, deve prever que sejam feitos dois testes, 96 horas antes do embarque, outro após o desembarque e, assim que o competidor estiver em solo japonês, serão realizados testes todos os dias.

Uma pesquisa publicada no The Japan Times revela que 72% da população do Japão, é contra a realização da Olimpíada. Entre os motivos apontados na pesquisa, o maior fator envolvido na opinião pública é o aumento dos casos de Covid-19. Os índices indicam uma tendência de alta em abril e uma possível quarta onda da pandemia. Ao todo, mais de 572 mil casos de infectados já foram registrados, e aproximadamente 10 mil pessoas já morreram em território japonês.

COMENTÁRIOS dos leitores