Multas por excesso de peso em caminhões aumentam 89% em PE
Foram aplicadas 1156 multas em 2017 contra 610 no ano anterior
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) emitiu 1156 multas por excesso de peso em veículos de carga entre janeiro e dezembro de 2017 nas rodovias de Pernambuco. O número representa um aumento de 89% em comparação com o mesmo período de 2016, quando foram emitidas 610 autuações.
Em 2017, foram registradas 6,9 mil toneladas de carga em excesso, enquanto no ano anterior foram verificadas 4,1 mil toneladas, o que também significa um aumento de 68%. De acordo com a PRF, além dos prejuízos à malha viária, trafegar com excesso de peso acarreta danos ao veículo, como desgaste prematuro do sistema de freios e danos à suspensão.
O excesso de peso é uma infração média, com multa de R$ 130,16, que pode ser acrescida a cada 200 quilos de carga acima do limite legal. Também é prevista a retenção dos caminhões para que seja feita a transferência da carga excedente a outro veículo.
Segundo a PRF, quem embarca a mercadoria é responsável pela infração no transporte de carga com excesso de peso quando for o único remetente da mercadoria. O transportador responderá pela mesma infração quando a carga de mais de um embarcador ultrapassar o peso máximo que o veículo transmite ao pavimento. Ambos podem ser responsabilizados se o peso declarado na nota fiscal ou fatura for superior ao limite legal.