Simpósio reúne agentes de defesa dos direitos humanos

Encontro nacional, em Barcarena, nordeste do Pará, vai discutir questões relacionadas às crianças e adolescentes

seg, 06/08/2018 - 10:24

No período de 7 a 10 de agosto, o município de Barcarena receberá a Etapa Norte do “Simpósio Nacional de Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes”. Na oportunidade serão debatidos vários temas ligados às crianças e adolescentes, tais como “Enfrentamento as violências contra Crianças e Adolescentes”, “Acolhimento Institucional, Família Acolhedora, Adoção e o Direito a Convivência Familiar e Comunitária”, “Trabalho Infantil uma realidade a ser Enfrentada Diuturnamente”, “Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes com Deficiência e o Direito a Educação Inclusiva”, “Primeira Infância e Vulnerabilidade Social”. “Adolescentes e o Ato Infracional, a importância das medidas em meio aberto, e sua interface com a Justiça Restaurativa para uma Cultura de Paz, e Transformação de Conflitos”, “Orçamento Público e proteção à Infância e Juventude com a implementação das Políticas Públicas”, “ Desaparecimento de Crianças e Adolescentes e o Tráfico de Pessoas: Mitos e Realidades”,  “Mulheres, Crianças e Adolescentes em situação de Violência Doméstica e Familiar”, dentre outros.

O Simpósio Nacional chega a sua quarta etapa após ser realizado em três regiões Brasileiras : Caldas Novas – Centro Oeste, Aparecida – Sudeste e João Pessoa – Nordeste, somando se 3500 participantes nas três edições anteriores. O Simpósio Nacional e Encontro Nacional de Articulação de Profissionais do SUAS, SUS e EDUCAÇÃO com Conselheiros Tutelares e de Direitos – Etapa Norte, com o tema Articulando o Sistema de Garantia de Direitos, surge a partir da necessidade de fortalecer o Sistema de Garantia aprimorando os conhecimentos sobre direitos humanos de crianças e adolescentes entre os atores que estão vinculados aos três eixos do Sistema de Garantias, Defesa, Promoção e Controle Social (Resolução CONANDA 113/2006), somando-se a necessidade de Fortalecimento dos Conselhos Tutelares e de Direitos integrado aos profissionais da Educação, SUAS e SUS.

De acordo com a secretária municipal adjunta de Assistência Social de Barcarena, Odete Pantoja, o evento irá promover a articulação nacional dos atores do Sistema de Garantia de Direitos Humanos das Crianças e Adolescentes. "Um dos objetivos principais  do evento é buscar o enfrentamento a todas as formas de violências a que são submetidas crianças e adolescentes, conforme preconizado no Estatuto da Criança e do Adolescente e as legislações vigentes no país ", explicou.

Segundo o coordenador geral e idealizador do simpósio, Marcelo Nascimento, "aescolha de Barcarena para sediar o Simpósio se deu em razão de sua participação em todos os outros anteriores, e, principalmente, pelo município investir em políticas de proteção integral das crianças e adolescentes".

O evento, que será realizado no Centro de Convenções da Assembleia de Deus de Vila dos Cabanos, trará mais de 40 palestrantes nacionais e internacionais, especialistas na temática dos Direitos das Crianças e Adolescentes. São pedagogos, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas, conselheiros tutelares, advogados e profissionais de saúde, que estarão reunidos para discutir e buscar soluções para questões que se referem às crianças e adolescentes, de onde sairá a "Carta de Barcarena", a ser posteriormente encaminhada aos órgãos competentes e ao Poder Público. 

SERVIÇO: Simpósio Nacional de Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes - Etapa Norte. De: 7 a 10 de Agosto de 2018. Local: Centro de Convenções da Assembleia de Deus em Barcarena. Informações: (91) 98506.0739 - 98256.9244 - (11) 95059.5100. Inscrições aqui.

Da assessoria do evento.



COMENTÁRIOS dos leitores