Nutricionista alerta para o perigo do abuso da fastfood

Alimentos de preparo rápido podem causar graves problemas de saúde, segundo especialista

sab, 01/09/2018 - 16:16

No Dia Nacional do Nutricionista, 31 de agosto, os profissionais alertam: alimentos de preparo rápido podem ser prejudiciais à saúde. A chamada "geração fastfood" já enfrenta transtornos causados pela alimentação inadequada.

De acordo com a nutricionista Even Tamisia, 27 anos, o estilo de vida corrido faz com que as pessoas abusem dos alimentos de preparo rápido. “Hoje em dia as pessoas têm vida muito corrida, então elas procuram coisas que facilitem sua vida. Alimentação saudável dá mais trabalho e elas querem coisas práticas de se fazer. Fastfood é muito mais rápido, mas a consequência disso é a má alimentação”, disse Even.

O transtorno alimentar afeta negativamente a saúde física e mental do indivíduo. Segundo a nutricionista, são vários fatores que causam esses transtornos: genético, sociocultural e psicológicos. “Esses distúrbios se caracterizam por perturbações alimentares que podem levar a pessoa ao emagrecimento excessivo ou excesso de peso, mas são combatidos através de terapias psicológicas, medicamentos e com dietoterapia, que é o tratamento de pacientes doentes por meio da alimentação”, detalhou a especialista.

A alimentação saudável é fundamental para o bom funcionamento do organismo, de acordo com o nutricionista Fernando Faro. É importante, afirma, para garantir qualidade de vida, prevenir doenças e promover longevidade. “É preciso criar consciência de que investir em alimentação saudável, que se adeque ao cotidiano, é uma necessidade para o melhor desenvolvimento nesta fase da vida, garantido assim um futuro mais saudável”, disse Fernando.

Há pessoas que se preocupam em manter a alimentação saudável e fazem dietas balanceadas. “A minha alimentação é muito balanceada. Não como gordura, procuro comer muitas frutas e verduras. Há cinco anos optei por uma alimentação saudável devido a um problema de saúde. Hoje em dia me conscientizo que é mais saudável. Tenho lúpus, então não posso comer certas coisas, por isso minha alimentação é mais de frutas e verduras. Estou acostumada e gosto. Uma alimentação saudável é uma vida melhor”, disse Simone Araújo, 45 anos, secretária executiva da Paróquia Cristo Peregrino.

Por Brenna Pardal.

 

COMENTÁRIOS dos leitores