'Troque gasolina por uma cervejinha', diz secretário

Na tentativa de tranquilizar a população que busca combustíveis, o secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico, garantiu que não há necessidade de formar longas filas nos postos

por Nathan Santos dom, 02/09/2018 - 10:17
Nathan Santos/LeiaJáImagens Secretário disse que não há motivo para longas filas nos postos Nathan Santos/LeiaJáImagens

Em tom crítico, o secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico, prometeu que tomará providências contra a rede de postos de combustíveis PetroMega. Após publicação no Instagram sobre uma possível nova paralisação dos caminhoneiros e circulação de outras mensagens pela internet, boa parte da população lotou postos localizados na Região Metropolitana do Recife neste fim de semana, em busca de gasolina e etanol. No entanto, Pedro Eurico tratou de tranquilizar a população.

“Essa empresa, tal de PetroMega, amanhã será intimada para comparecer à política para responder inquérito judicial”, disse o secretário em entrevista à Rádio Jornal na manhã deste domingo (2). Perguntado se a população pode se tranquilizar e deixar as filas dos postos de combustíveis, Pedro Eurico foi rápido na resposta.

“Pode sair, troque gasolina por uma cervejinha. Vá passear com seus filhos e sua família porque não tem nada. Passei aqui na Avenida João de Barros e encontrei um posto já cheio de carros. As pessoas ficam apavoradas e começam a criar uma onda que só prejudica a população, do ponto de vista psicológico e do ponto de vista econômico, porque os maus empresários aproveitam para reajustar desnecessariamente o preço do combustível”, declarou o secretário durante entrevista à Rádio Jornal.

Ainda em seu argumento, Pedro Eurico aproveitou para criticar a Petrobras, que recentemente anunciou aumento no preço do diesel, combustível utilizado pelos caminhoneiros. “Por trás de tudo isso está a irresponsabilidade da Petrobras, porque há um aumento de 13,4% no óleo diesel que gerou intranquilidade nos caminhoneiros, mas nada que explique esse clima de pânico que foi criado na Região Metropolitana por uma empresa de irresponsáveis”, opinou o secretário.

À imprensa, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) de Pernambuco, em trabalho paralelo ao Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon/PE), garantiu que notificará, nesta segunda-feira, a empresa PetroMega, que deverá “prestar esclarecimentos quanto à nota veiculada em suas redes sociais neste sábado”. 

“A SJDH esclarece, ainda, que provocar alarme, anunciando perigo inexistente, ou praticar qualquer ato capaz de produzir pânico ou tumulto é crime previsto no Art. 41, da Lei de Contravenções Penais (LCP), sob pena de prisão simples, de quinze dias a seis meses, ou multa”, alertou o órgão.

COMENTÁRIOS dos leitores