Programa amplia mercado para jovens aprendizes no Pará

Lançado em evento do Fórum Paraense de Aprendizagem Profissional (FOPAP), em Belém, "Primeiro Ofício" incentiva a contratação

sex, 06/09/2019 - 13:26

O Governo do Estado do Pará realizou na última quarta-feira (28), em Belém, o lançamento do projeto “Programa Primeiro Ofício”, que tem como objetivo dar maior visibilidade para a juventude paraense atuar no mercado de trabalho. O evento foi organizado pelo Fórum Paraense de Aprendizagem Profissional (FOPAP).

O governador Helder Barbalho declarou que a geração de emprego é estratégica para promover a contratação de jovens no Estado. “É fundamental que nós tenhamos a sensibilidade de construir um ambiente para estimular empresas, indústrias, comércio e atividades econômicas do nosso Estado a priorizar a contratação desses jovens fruto do talento da oportunidade e da necessidade de abrirmos o primeiro oficio”, disse Hélder.

Helder relatou que o Estado tem uma meta para as contratações. “Eu parto do princípio que o fundamental é o convencimento, é mostrar para as empresas a vantagem de contratar um jovem talentoso e ativo. Isso é extremamente importante para o sucesso empresarial, tendo o componente também da Legislação, que sinaliza o que cada empresa deve ter uma conta para o primeiro oficio”, reiterou.

Juliano Pinto, supervisor do CIEE (Centro Integrado Escola Empresa), contou que admissão é benéfica para ambos os lados. “O Fórum paraense de aprendizagem tem essa conotação de estimular, fazendo com que as empresas possam estar abrindo as suas portas, não por uma obrigatoriedade, mas por uma liberabilidade. Hoje nós temos jovens de 14 anos a 24 anos ansiosos por uma oportunidade no mercado, aguardando a abertura das empresas, que vão captá-los para essas oportunidades”, declarou Juliano.

Betânia Fidalgo, reitora da UNAMA - Universidade da Amazônia, falou sobre o apoio da instituição à iniciativa do governo do Estado. “Nós achamos que o projeto jovem aprendiz é muito exitoso, porque dá a oportunidade para o jovem permanecer na escola, ter um rendimento satisfatório e poder ser inserido no mercado de trabalho. Em 2018 a UNAMA colocou o programa de aprendizado e tivemos um resultado promissor. Agora em 2019, estamos fazendo esse termo de compromisso com o Estado, porque temos certeza que a qualificação do jovem é o grande caminho para que ele entre no mercado de trabalho com maturidade”, afirmou Betânia Fidalgo.

Patrizia Galiza, gerente de desenvolvimento Educacional do SENAC, informa que o objetivo da instituição de ensino é colocar o aluno de imediato no mercado de trabalho. “Nós damos a oportunidade para os jovens, que na maioria estão em vulnerabilidade social, de ingressar no setor do comércio e serviços. Para eles, é uma oportunidade única, pois o mercado pede um profissional que já tenha uma experiência. O ensino é realizado de forma institucional e integral, formando ser humano e profissional”, declarou Patrizia.

Daniel Laurido, jovem aprendiz da UNAMA, fala sobre a oportunidade de emprego que surge através do aprendizado com mestre e doutores. “Hoje, com esse programa que nós estamos tendo, nós estamos aprendendo na empresa e aprendendo nos cursos. A UNAMA veio pra somar e incentivar”, afirmou Daniel.

Jade Gabrielle, jovem aprendiz do SENAC, destacou a importância da oportunidade de entrar cedo no mercado de trabalho. “Eu acho que é muito importante dar continuidade no programa e incentivar os jovens a participarem das oportunidades. Com o aprendizado oferecido nos cursos, o mercado profissional se torna menos competitivo”, declarou Jade.

Por Amanda Martins. (Com apoio de Bruna Braz).

COMENTÁRIOS dos leitores