Polícia e manifestantes entram em confronto na Índia

Dezenas de milhares de pessoas se manifestaram em Calcutá, no leste da Índia, para protestar contra a presença de Modi na capital do estado de Bengala Ocidental, cujos líderes locais se opõem à lei

dom, 12/01/2020 - 10:33
Dibyangshu SARKAR Protesto contra o governo de Narendra Modi em Kolkata, em 12 de janeiro Dibyangshu SARKAR

A polícia indiana reprimiu os manifestantes que tentavam bloquear o veículo do primeiro-ministro Narendra Modi para protestar contra uma lei de cidadania considerada discriminatória para os muçulmanos e que tem provocado manifestações em todo o país há um mês.

Dezenas de milhares de pessoas se manifestaram em Calcutá, no leste da Índia, para protestar contra a presença de Modi na capital do estado de Bengala Ocidental, cujos líderes locais se opõem à lei.

A polícia disse que ele teve que intervir contra os manifestantes que tentaram parar o veículo de Modi perto de um estádio, onde o líder defenderia sua lei.

A polêmica lei facilita a concessão da cidadania indiana aos refugiados do Afeganistão, Bangladesh e Paquistão, desde que não sejam muçulmanos.

Embora os protestos tenham começado como uma luta contra a lei de cidadania, muitos dos manifestantes agora procuram conter o impulso do governo de converter oficialmente a Índia em uma nação hindu.

Aqueles que se opõem à lei também consideram que este é o primeiro estágio para a criação de um registro nacional que poderia tornar muitos dos 200 milhões de muçulmanos indianos apátridas.

As manifestações são diárias em todo o país, de maioria hindu, desde que o parlamento votou a lei em 11 de dezembro. Pelo menos 27 pessoas, a maioria muçulmana, morreram em confrontos.

COMENTÁRIOS dos leitores