Milão quer proibir fumantes ao ar livre até 2030
Medida tem como objetivo frear poluição na cidade italiana
O prefeito de Milão, Giuseppe Sala, anunciou neste sábado (18) que quer proibir o fumo em locais ao ar livre até 2030, na tentativa de frear a poluição na cidade italiana.
"Até 2030, não será mais permitido fumar ao ar livre. Mas imediatamente ou em breve, não poderá fumar nos pontos de ônibus e na fila de serviços", afirmou Sala, durante um evento em Isola. O prefeito explicou que, segundo alguns estudos, o tabagismo é uma das causas que contribuem para a superação dos níveis de poluição na cidade, como os fogos de artifícios e fornos a lenha nas pizzarias.
Durante coletiva de imprensa, Sala ressaltou que essa é a "visão" da prefeitura e que toda proposta ainda terá que passar pelo conselho da cidade. Já em relação à proibição nos pontos de ônibus e filas de serviços, a medida está incluída no Regulamento Ar-Clima, que será discutido em breve pelo Conselho de Milão.
A expectativa é que a nova regra seja aprovada até março. "Muitas obrigações devem ser introduzidas para que todos façam sua parte", concluiu Sala.
Da Ansa