Pico da Covid-19 será em abril, estima diretor do Einstein

O médico-cirurgião calcula também que, para cada caso notificado do novo coronavírus hoje, existem outras 15 pessoas infectadas sem diagnóstico

qui, 19/03/2020 - 11:14
Arthur Souza/LeiaJáImagens/Arquivo Segundo o presidente do hospital, subnotificação de casos é preocupante Arthur Souza/LeiaJáImagens/Arquivo

O pico da Covid-19 no Brasil deve ocorrer no início de abril, projetou o médico-cirurgião Sidney Klajner, presidente do Hospital Albert Einstein, em entrevista ao jornal Estado de São Paulo. Klajner calcula também que, para cada caso notificado do novo coronavírus hoje, existem outras 15 pessoas infectadas sem diagnóstico.

Segundo o presidente do Einstein, a situação do país tende a se agravar em duas semanas. Um problema adicional da doença no Brasil é a subnotificação de casos, diz Klajner. Ele estima que para cada caso notificado, há pelo menos 15 outros contaminados que não estão sendo diagnosticados. "Até pelo fato de muitos casos serem assintomáticos, como pode ocorrer com as crianças, por exemplo", afirmou ao jornal.

O Einstein, em São Paulo, conta com 600 leitos, sendo 100 deles de UTI. A unidade contabilizava quatro confirmações da doença há dois dias e saltou para 45 internações, 21 confirmados e sete pacientes na UTI nesta quinta-feira (19). Para Klajner, o hospital está preparado para enfrentar a crise do novo coronavírus.

COMENTÁRIOS dos leitores