Joselito Kehrle deixa a chefia da Polícia Civil

Assume o cargo o delegado Nehemias Falcão, que estava na função de subchefe desde 2017

por Jorge Cosme qui, 02/04/2020 - 09:59
LeiaJáImagens Joselito Kehrle se envolveu em uma polêmica em fevereiro de 2019 LeiaJáImagens

A Secretaria de Defesa Social (SDS) mudou a chefia da Polícia Civil de Pernambuco. Após quase três anos, Joselito Kehrle deixou o posto e em seu lugar assumiu o delegado Nehemias Falcão, que estava na função de subchefe desde novembro de 2017. Segundo a SDS, Joselito pediu para deixar a função por "questões pessoais".

Kehrle foi alvo de uma polêmica em fevereiro de 2019 após ser filmado usando uma viatura policial ao deixar a Praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, com esposa e filha. Uma investigação foi iniciada na Corregedoria, mas o secretário da SDS, Antônio de Pádua, perdoou o chefe da Polícia Civil levando em conta seu histórico positivo e por não ser reincidente. Desde o ocorrido, a presença de Kehrle nas coletivas de imprensa da polícia, antes tão frequentes, se tornaram raras.

Joselito Kehrle esteve à frente do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) entre 2009 e 2012, período da maior redução de assassinatos do Programa Pacto pela Vida. Em 2018 e 2019, Pernambuco também registrou queda no número de homicídios.

Nehemias Falcão está na Polícia Civil desde abril de 1998. Ele já atuou como delegado em diversas unidades da Mata Norte e Agreste do Estado, coordenou a Força-Tarefa do DHPP, foi gestor do Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente e também diretor Integrado do Interior 1 (Dinter 1). "É um orgulho enorme poder chefiar a instituição a que me dedico há mais de duas décadas e que está indissociada da minha própria vida", disse Falcão em nota.

O novo chefe da Polícia Civil também destacou o combate à Covid-19. "Umas das prioridades é manter seus serviços [da Polícia Civil] e somar forças aos pernambucanos no enfrentamento e superação da pandemia provocada pelo novo Coronavírus", ele acrescentou. Não haverá solenidade para a transmissão de cargo em virtude das recomendações sanitárias.

COMENTÁRIOS dos leitores