Covid-19: 51 profissionais da saúde de PE estão infectados

A Secretaria de Saúde testou 186 profissionais. 88 possíveis casos foram descartados enquanto outros 47 profissionais esperam o resultado

por Thabata Alves seg, 06/04/2020 - 18:57

Depois que o novo coronavírus causou a morte de Ana Cristina Tomé e Betânia Maria Ramos de Oliveira, técnicas de enfermagem que trabalhavam no Hospital Getúlio Vargas, o Governo de Pernambuco confirmou que está testando os seus profissionais de saúde e, até a tarde desta segunda-feira (6), 186 profissionais já tinham realizado o teste, sendo 88 casos do novo coronavírus descartados e 51 confirmados - outros 47 profissionais da saúde de Pernambuco, que realizaram o teste, aguardam pelo resultado. 

O secretário da Saúde de Pernambuco, André Longo, confirmou em coletiva online que a pasta está atenta aos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para quem trabalha na rede pública de saúde do Estado. "É fato que há uma crise mundial com relação a esses insumos, que foi inclusive agravado pelo comportamento irresponsável pelo governo norte americano com o mundo, que está forçando a quebra - por vezes unilateral - dos contratos", salienta Longo. 

Ele reforça que, mesmo assim, "todos os esforços estão sendo feitos para garantir o abastecimento e não está faltando recursos financeiros para isso". André salienta que mais de 2 milhões de diversos itens como álcool em gel, capotes, luvas, óculos cirúrgicos e máscaras estão sendo enviados para 52 unidades da rede estadual de saúde. Sobre as máscaras N95, usadas principalmente pelos profissionais que têm o contato direto com os pacientes da Covid-19, Pernambuco recebeu na semana passada 150 mil unidades. 

O secretário reforça que mais 1 milhão de máscaras estão sendo compradas pelo governo estadual. A justiça federal em Pernambuco doou mais 80 mil máscaras para a rede pública de saúde de Pernambuco. 

Pensão integral

O governador Paulo Câmara deve encaminhar à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) um projeto de lei que concede o pagamento de pensão integral aos familiares de servidores da saúde e outros serviços essenciais - que por ventura morram em consequência ao novo coronavírus. O projeto precisa ser avaliado e votado pelos deputados estaduais para, depois, ser sancionado pelo governador de Pernambuco. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores