Brasil:25% dos mortos por covid não é do grupo de risco

Números foram levantados de acordo com dados do Ministério da Saúde

por Paula Brasileiro seg, 13/04/2020 - 09:34
Pixabay Jovens e pessoas considerada saudáveis já são um quarto dos mortos no Brasil Pixabay

Desde que registrou seu primeiro caso de contágio, o Brasil contabiliza, até o momento, 22.169 pessoas contaminadas com o novo coronavírus e 1.223 óbitos. Dentre o montante de vítimas fatais, um dado diferencia o país dos demais que enfrentam a pandemia: 25% dos mortos são pacientes com menos de 60 anos e, ou sem qualquer tipo de comorbidade, pessoas que não integravam o chamado grupo de risco. 

Com esse índice, o Brasil supera países como a Espanha, que já contabiliza 166 mil óbitos, a segunda nação com maior número de vítimas fatais no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos da América. Em solo espanhol, apenas 4,6% dos mortos tinha idades abaixo dos 60 e não apresentava condições pré-existentes de saúde. 

Já entre os brasileiros, segundo levantamento feito pelo jornal O Globo, baseado em dados do MInistério da Saúde, até o dia 27 de março, 11% das mortes ocorreram entre pessoas com menos de seis décadas de vida, e 15% não apresentavam comorbidades. Esses números, no entanto, aumentam a cada dia e o montante de jovens e pessoas consideradas saudáveis que estão morrendo por conta da covid-19 já representa um quarto dos casos no país. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores