Pandemia faz tartarugas ressurgirem na Baía de Guanabara
O local, que é conhecido pela poluição e acúmulo de lixo, foi alvo de críticas durante os Jogos Olímpicos do Rio em 2016
Se podemos tirar pontos positivos da pandemia mundial do novo coronavírus, sem dúvidas a principal lição foi a necessidade de cuidar do nosso planeta. Sem a movimentação intensa de pessoas, uma queda drástica da poluição foi percebida em grandes cidades como Veneza, que também registrou a reaparição de animais nos canais e nas ruas, agora desertas. No Brasil não foi diferente, nesta semana, tartarugas marinhas foram vistas na Baía de Guanabara aproveitando a reclusão do ser humano.
Alvo da falta de saneamento, o esgoto de milhões de cariocas e despejado no local, também sofre com acúmulo de lixo nas águas. A fama da sujeira fez a baía ter a participação de modalidades olímpicas crítica e, preocupou atletas e especialistas em 2016. Uma das promessas da Olímpiada do Rio de Janeiro foi, inclusive, despoluir a área.
Contudo, após o isolamento social, garrafas e embalagens plásticas deram lugar à peixes e tartarugas que, pelo menos por enquanto, repovoaram o lugar. “Eu nunca vi a Baía de Guanabara, principalmente nesse trecho aqui próximo ao aeroporto, tão limpo devido a esse período de isolamento”, afirma o autor do vídeo.