Prefeitura de Belém estuda plano de reabertura do comércio

Prefeito Zenaldo Coutinho convoca líderes empresariais, religiosos e representantes de trabalhadores para definir ações de retomada das atividades econômicas na capital. Pará registra 1.554 mortos pela covid-19.

por Antônio Carlos qua, 20/05/2020 - 08:58
Agência Belém Agentes municipais fiscalizam feiras da periferia de Belém Agência Belém

Com 6.577 casos confirmados de covid-19 e 708 mortes, segundo informe epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) de 18 de maio, a prefeitura de Belém já começa a discutir a reabertura do comércio e o fim do isolamento social rígido imposto para conter o avanço do novo coronavírus. O assunto foi tema de discussões entre o prefeito Zenaldo Coutinho e representantes de empresários, trabalhadores, religiosos, além de titulares de pastas municipais.

O encontro, na segunda-feira (18), foi o primeiro do plano de retorno que a prefeitura de Belém está preparando para ser executado após o fim do decreto do lockdown, marcado para o próximo domingo (24). “Essa é a primeira reunião do grupo para definir propostas e protocolos para a abertura das atividades em Belém”, destacou Zenaldo Coutinho, em entrevista à Agência Belém.

De acordo com o prefeito, os setores deverão encaminhar proposta até esta quarta-feira (20), e na quinta (21) será formulado um plano de retorno. A sugestão unânime, já neste primeiro momento, é de que deve haver regras para o fim do isolamento. 

A Sesma mantém as ações de controle e fiscalização do isolamento social na periferia e feiras da capital paraense. Na terça-feira (19), agentes Guarda Municipal de Belém e Superintedência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) estiveram nos bairros da Cabanagem, Bengui, Marambaia e Guamá.

Em todo o Pará, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) há 17.177 casos confirmados de covid-19, 10.815 pacientes recuperados e 1.554 mortes. A atualização ocorreu às 19 horas de 19.05.2020.

COMENTÁRIOS dos leitores