PE deve retomar gradativamente as atividades econômicas

O secretário de Desenvolvimento aponta que foi avaliado cada atividade econômica do estado

por Jameson Ramos qui, 28/05/2020 - 18:50
Fernando Frazão/Agência Brasil Protocolo deve ser seguido Fernando Frazão/Agência Brasil

Em coletiva online realizada na tarde desta quinta-feira (28), o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Bruno Schwambach, anunciou que o Estado deve retomar gradativamente as suas atividades econômicas em um período de 11 semanas.

Segundo o secretário, um grupo de técnicos, com apoio da consultoria externa, avaliou cada atividade econômica do Estado, considerando o risco sanitário para a saúde, assim como a sua relevância e essencialidade na economia de Pernambuco e na geração de empregos.

"Dentro do nosso plano, estabelecemos um cronograma que prevê a retomada gradativa e planejada das atividades econômicas e está atrelada aos dados de evolução da pandemia de Covid-19 em Pernambuco", explica.

Além disso, Schwambach aponta que foi apresentado aos setores produtivos um plano de horários diferenciados de trabalho para cada um deles, na tentativa de reduzir a quantidade de trabalhadores nos horários de pico no transporte público da Região Metropolitana do Recife.

“Sem vacina ou medicamento comprovadamente eficaz contra o coronavírus, todos teremos que conviver com a doença. Nosso plano pesa quais atividades têm menos impacto nas curvas de contaminação e a relevância econômica de cada setor para definir o cronograma de liberação”, detalhou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach.

Cada atividade econômica deve ter um protocolo de funcionamento específico com três eixos: o primeiro é com a regra do distanciamento social, segundo é sobre a higiene e o terceiro é a comunicação e monitoramento. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores