Mais de 200 são multados por não usarem máscara em SP

Punições recaíram sobre 121 estabelecimentos comerciais e 81 pessoas que desobedeceram o decreto estadual, que torna a utilização do item obrigatória

por Alex Dinarte ter, 25/08/2020 - 17:12
Pexels / Anna Shvets Pexels / Anna Shvets

Em menos de dois meses, a Vigilância Sanitária do estado de São Paulo aplicou 202 multas por desobediência ao uso obrigatório de máscara em estabelecimentos comerciais ou espaços públicos. Segundo o órgão, as autuações ocorreram entre os dias 2 de julho e a última quarta-feira (18). As punições recaíram sobre 121 comércios e 81 pessoas que descumpriram recomendações sanitárias em meio à pandemia do novo coronavírus.

De acordo com o governo paulista, as autuações são de R$ 524 para pessoas físicas e de R$ 5.025 para estabelecimentos que aceitam clientes sem o uso do equipamento de proteção individual (EPI) no local. Para os comércios, o valor é multiplicado pela quantidade de pessoas que estiverem no ambiente.

O decreto estadual, que entrou em vigência no início de julho, vai ao encontro das recomendações sanitárias da Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com os especialistas, a máscara é um item fundamental para reduzir o risco de contágio pelo causador da Covid-19, doença que matou mais de 28,5 mil pessoas em todo o estado de São Paulo.

Ainda segundo o poder público estadual, a fiscalização é feita por meio do empenho da Vigilância Sanitária paulista. De acordo com o governo, a população pode colaborar com as denúncias por meio do telefone 0800 771 3541. O valor recolhido pelas autuações está sendo destinado ao programa Alimento Solidário, que oferece cestas básicas de alimentação para famílias em situação de vulnerabilidade social.

COMENTÁRIOS dos leitores