Quadrilha acusada de fazer 50 mil vítimas é presa em SP
Bando criava sites falsos e utilizava imagens de plataformas confiáveis para aplicar golpes em compradores de veículos
Uma quadrilha acusada de fazer cerca de 50 mil vítimas em todo o Brasil foi presa pela Polícia Civil de São Paulo na última terça-feira (25). A ação policial desarticulou o bando suspeito de aplicar golpes em compradores de veículo por meio de leilões falsos na internet. Ao todo, cinco pessoas foram presas, sendo quatro delas em São Bernardo do Campo (SP) e uma em Manhumirim (MG).
De acordo com a polícia, a investigação durou cerca de 90 dias e teve empenhados agentes de oito cidades paulistas, além de servidores dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Concluiu-se que bando atuava na criação de páginas na internet com anúncios retirados de sites considerados confiáveis no mercado de leilão de veículos. Com as imagens, os compradores eram induzidos a acessar o ambiente de leilão elaborado pela organização criminosa e transferir os lances dos automóveis arrematados. Ainda segundo os agentes, os valores negociados pelo grupo variavam entre R$ 20 mil e R$ 200 mil.
O trabalho da PC ainda apontou que a quadrilha era equipada com centrais telefônicas clandestinas de vendas e programadores, que desenvolviam os websites dos leilões fraudulentos. Além do cumprimento dos mandados de prisão, os agentes apreenderam aparelhos celulares, computadores e documentos. De acordo com a corporação, a investigação prossegue para identificar outros participantes do bando.