Poluição por plástico aumenta no Reino Unido
Números se agravaram ainda mais após a flexibilização da quarentena
Segundo o porta-voz da instituição especializada na conservação da vida marinha Surfers Against Sewage (SAS), Jack Middleton, em entrevista a BBC na última segunda-feira (31), a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) contribuiu para o aumento da poluição por plástico nas praias do Reino Unido.
De acordo com Middleton, desde o início do surto, as pessoas voltaram a utilizar em excesso embalagens descartáveis e o resultado foi uma grande quantidade de materiais acumulados nas praias e nos rios. A situação se agravou ainda mais após a flexibilização da quarentena, em que foram encontrados materiais como máscaras e luvas descartáveis.
Outros fatores também contribuíram para a poluição, como o adiamento da lei que proíbe o uso de canudos e a retirada da cobrança no consumo de sacolas plásticas. Para Middleton, estes pontos retrocederam os avanços que haviam sido feitos no passado.
Embora o plástico contido nas máscaras sejam essenciais na prevenção da Covid-19, o SAS acredita que é necessário estudar novas maneiras de descartes destes materiais. Por conta disto, o grupo iniciará uma ação de limpeza em mais de 600 locais do Reino Unido a partir de 5 de setembro.
A instituição afirma que pretende divulgar em suas redes sociais os nomes das empresas contidas nos resíduos para que elas também possam tomar alguma atitude contra a poluição.