Apesar da pandemia, muita gente despreza a máscara
Em Belém, decreto que obriga o uso em locais públicos continua valendo. Infectologista considera necessário.
Devido à pandemia do novo coronavírus, no dia 24 de abril de 2020 a prefeitura Municipal de Belém publicou o decreto 96.170/2020, que tornou o uso de máscaras obrigatório em toda a cidade, não apenas em ambientes fechados. Hoje, seis meses depois, o decreto ainda está m vigor. Porém, mesmo com a pandemia em ascendência nas últimas semanas, há muitas pessoas que se recusam a usar máscaras na capital.
Em ambientes fechados como academias, shoppings e restaurantes, o uso de máscara é obrigatório. Mas na rua é comum que as pessoas dispensem a máscara, chegando até mesmo a entrar em ônibus ou outros transportes públicos, já que muitas vezes os motoristas ignoram a obrigatoriedade.
Mesmo com o decreto sinalizando que o não uso de máscaras pode gerar multas, muitos parecem não se importar com isso. Henrique Fraga, estudante de Artes, concorda com a obrigatoriedade de máscaras em ambientes fechados, porém acredita que não há necessidade de usar na rua. “Em caminhadas na rua não acredito ser necessário, já que é um espaço amplo e se não tem ninguém por perto não vejo problema. Agora, em lugares pequenos, onde qualquer pessoa pode espirrar e infectar os outros, concordo que seja obrigatório", disse.
Fraga complementa que por vezes a máscara pode atrapalhar. “As pessoas ficam botando a mão na máscara para ajeitar, e aí passam a mão na máscara infectada, colocam em um corrimão por exemplo e infectam alguém.”
O técnico de informática Carlos Muniz não é a favor da obrigatoriedade, e explica o motivo. “Máscara não é o suficiente pra parar o vírus, e prejudica muito o dia a dia de algumas pessoas, por exemplo a respiração de gente com asma, ou que não consegue prender a máscara na orelha devido aos óculos, e também o gasto de dinheiro no meio da crise comprando o material pra usar”, afirmou.
Márcio Uchoa, infectologista e especialista em vírus, destacou que a finalidade das máscaras é prevenir a disseminação de doenças transmissíveis pelo ar como, a covid-19. "O uso é recomendado para reduzir a possibilidade de disseminação do vírus dentro da comunidade, já que o vírus é carreado por pequenas gotas que eliminamos ao falar, tossir e espirrar. Quando usamos máscaras, essas gotas ficam contidas pelo material, logo, diminuindo a contaminação”, disse.
Por Henrique Herrera.