Áustria anuncia novo lockdown e toque de recolher 24h

Regime ficará em vigor de 17 de novembro a 6 de dezembro

sab, 14/11/2020 - 14:08
BARBARA GINDL / APA / AFP BARBARA GINDL / APA / AFP

O chanceler da Áustria, Sebastian Kurz, anunciou neste sábado (14) um lockdown total válido a partir da próxima terça-feira (17) para conter a segunda onda da pandemia do coronavírus Sars-CoV-2.

O regime de isolamento ficará em vigor ao menos até 6 de dezembro, com toque de recolher 24 horas por dia e lojas e escolas fechadas.

O governo austríaco já havia tentado achatar a curva epidemiológica com toque de recolher noturno durante duas semanas, mas o país vem batendo recordes consecutivos de casos diários - foram 9.586 a última sexta-feira (13).

"Não se encontrem com ninguém, cada encontro já é muito", declarou Kurz, de centro-direita. Segundo o chanceler, pessoas que vivem sozinhas poderão indicar um "indivíduo de contato".

"Ninguém quer um novo lockdown, mas é o único meio que funciona, como já vimos na primavera [europeia]. Queremos salvar o Natal. Quanto mais rígido for o lockdown, mais rápido poderemos voltar a uma vida ao menos em parte normal", acrescentou.

Até o momento, a Áustria contabiliza 191.228 casos do Sars-CoV-2 e 1.661 mortes, mas com uma mortalidade (19 óbitos/100 mil habitantes) abaixo da média da União Europeia (49/100 mil hab.).

Da Ansa

COMENTÁRIOS dos leitores