Pandemia:Governo de PE não prevê novas medidas restritivas

O secretário estadual de Saúde, André Longo também reforça que a pandemia não acabou e os cuidados precisam ser mantidos

por Lara Tôrres qui, 19/11/2020 - 18:29
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo . Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

Na tarde desta quinta-feira (19), durante coletiva de imprensa concedida pelo Governo do Estado de Pernambuco, o secretário estadual de Saúde, André Longo, declarou que no momento não há necessidade de adotar novas medidas restritivas contra a pandemia de Covid-19 no estado. De acordo com Longo, no momento Pernambuco não está enfrentando uma segunda onda de contágios, mas sim uma oscilação dentro da mesma onda.

“É fato que completado o nosso plano de convivência com todas as etapas e com o cansaço natural das medidas restritivas por parte da população, há uma maior exposição de alguns grupos de pessoas. A gente tem visto relatos nos atendimentos com profissionais que muitas dessas exposições têm se dado em reuniões familiares, reuniões de amigos, as pessoas passaram a interagir mais e isso as expõe mais, então nós temos uma maior incidência de casos leves e algumas semanas de casos graves. Mas configura-se um processo que não é de uma segunda onda, mas de oscilações leves para mais ou para menos  no decorrer das semanas”, avaliou o secretário. 

André Longo também afirmou que após algumas semanas de aumento de casos, na semana 46, encerrada no último sábado, os números voltaram a mostrar um leve recuo. “Nesse momento não vislumbramos necessidade de retrocesso no nosso plano de convivência. Nós estamos acompanhando os dados, mas não há necessidade de retrocesso no nosso plano de convivência”, disse ele. Apesar disso, o secretário de Saúde é taxativo ao afirmar que a pandemia não acabou e os cuidados contra a transmissão precisam ser mantidos. 

“Precisamos da compreensão e do senso de responsabilidade de todos. O relaxamento dos cuidados de forma recorrente poderá trazer aumento da contaminação, gerar aumento de casos e propiciar mais perda de vidas no nosso estado. A pandemia ainda não acabou, por mais dura que essa mensagem possa ser todos os cuidados precisam ser mantidos”, disse o secretário.

LeiaJá também

--> Pandemia causa danos psicológicos nos jovens

--> A importância da vacina em meio à pandemia

 

COMENTÁRIOS dos leitores