Vídeo: tiroteio deixa cinco feridos em praça no Recife

Estaria ocorrendo no local um 'rolêzinho', como é chamado o evento periódico que reúne adolescentes e jovens adultos

por Vitória Silva qua, 09/12/2020 - 15:06
Reprodução Testemunhas dizem que episódios violentos no local são recorrentes Reprodução

Cinco jovens ficaram feridos em um tiroteio na Praça Maria Vitalina Gonçalves da Rocha, no bairro do Bongi, na Zona Oeste do Recife, por volta das 20h30 da terça-feira (8). O local divide a mesma propriedade que o terminal de ônibus do bairro, onde circula um grande número de pessoas até o encerramento das atividades do núcleo de transportes. O caso teria ocorrido durante um “rolêzinho”, evento periódico caracterizado pela reunião de adolescentes e jovens adultos em um local previamente marcado, e que já é frequente naquela área.

Segundo a Polícia Civil, as vítimas têm entre 16 e 21 anos. As autoridades também informaram que os feridos foram inicialmente encaminhados à Unidade de Pronto Atendimento dos Torrões, bairro vizinho. Em seguida, foram levados ao Hospital Getúlio Vargas, no Cordeiro, também na mesma região. Não há informações sobre o estado de saúde dessas pessoas.

Um vídeo recebido pelo LeiaJá mostra o momento dos disparos. Dezenas de pessoas se dispersaram, enquanto outras se esconderam atrás dos veículos estacionados nas imediações. Segundo testemunhas, é comum que os encontros envolvam violência, uso de drogas e a presença de menores de idade.

Quem vive nas redondezas diz não se sentir seguro e se queixa da falta de policiamento no local. De acordo com uma confeccionista que trabalha na mesma rua onde houve o tiroteio, os rolêzinhos costumam acontecer todos os domingos, mas também podem ser realizados em outros dias. A mulher, que não quis se identificar, diz que há “muito som alto e jovens circulando o tempo todo, até tarde, e eles só saem quando a polícia chega, mas a polícia só chega quando alguém denuncia.”

Um comerciante de eletrônicos da mesma rua que também não quis se identificar fala que esses eventos costumam ser violentos e esse é o segundo episódio seguido com disparos de arma de fogo. “Só rolam drogas, brigas, desavenças e roubos. Como vem muita gente de outros bairros, quem é daqui acaba sendo assaltado. Também tem muito adolescente, até criança, bebendo, usando drogas e também tem tráfico. Incomoda muito a vizinhança, principalmente os idosos. Dentro de um mês, é a segunda vez que tem tiroteios aqui, nesse mesmo rolêzinho”, disse a testemunha.

Perguntado sobre a presença policial nesses eventos, já que são periódicos, o vendedor reforçou que as autoridades costumam aparecer somente quando a população denuncia. “Quando denunciam, aí a polícia aparece e consegue dispersar eles. Todos os domingos eles estão aqui, já era para a polícia estar ciente disso. Não tem força militar definitiva na praça e isso faz falta por aqui”, completou.

O LeiaJá buscou a Polícia Militar para entender como e com qual frequência acontece a ronda policial no Bongi. Até o momento desta publicação, não houve resposta.

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores