PE recebeu nota técnica sobre nova variante da Covid-19

Serão considerados casos suspeitos pacientes que tiverem o RT-PCR positivo para a Covid-19 e tenham passado pelo Reino Unido

por Jameson Ramos qua, 06/01/2021 - 20:13
Reprodução Nota técnica vai ser distribuída para os municípios Reprodução

Pernambuco recebeu no início da tarde desta quarta-feira (6), uma nota técnica do Ministério da Saúde orientando sobre a investigação de possíveis casos suspeitos da nova variante da Covid-19. O secretário estadual de Saúde, André Longo, afirma que serão considerados casos suspeitos pacientes que tiverem o RT-PCR positivo para a Covid-19 e tenham passado pelo Reino Unido - onde essa nova variante vem se propagando.

Longo explica que as amostras desses pacientes deverão ser encaminhadas para o Instituto Evandro Chagas, no Pará, para a realização do sequenciamento genético, para determinação do tipo viral e para tentar caracterizar se essa variante está presente nos estados brasileiros. 

"A gente sabe que foi identificada a variante no estado de São Paulo. É verdade que a maior parte das pessoas oriundas do Reino Unido dão entrada pelo eixo Rio-São Paulo, nós não temos aqui um voo direto, mas eventualmente precisamos ficar atentos”, sinaliza o secretário.

Longo aponta que a Secretaria de Saúde vai passar uma nota técnica para todos os centros de testagem de todos os municípios que também realizam o RT-PCR, além das unidades de saúde, para que passe a ser uma rotina perguntar se a pessoa passou recentemente pelo Reino Unido - o paciente tendo os sintomas ou não. Essa variante não interfere no resultado das amostras dos pacientes infectados. 

Reinfecção

André Longo confirma que até o momento, Pernambuco recebeu 55 notificações de casos de possíveis reinfecções, 21 casos já foram descartados, 24 estão em investigação pelo Lacen e 10 casos seguiram para o Instituto Evandro Chagas, no Pará, que é o responsável pelo estudo dos casos.

COMENTÁRIOS dos leitores