Sem oxigênio, Baixo Amazonas terá reforço contra covid-19

Ministério Público cobra providências e governo do Estado envia insumos e amplia leitos em hospitais de Oriximiná, Juruti, Terra Santa, Faro e Óbidos

qua, 20/01/2021 - 15:36

O Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) cobraram do Ministério da Saúde e do governo do Pará providências para evitar a falta de insumos e garantir o atendimento a pacientes com covid-19 no interior do Estado. Há indicativos, segundo aponta a recomendação, de que nos municípios da região do Baixo Amazonas o sistema de saúde está prestes a entrar em colapso.

Procuradores da República, procuradores do Trabalho e promotores de Justiça alertam para o risco da falta de oxigênio hospitalar e outros insumos necessários para o atendimento. O problema já ocorre no município de Faro, segundo informações divulgadas pela Prefeitura à imprensa.

A região fica na divisa do Pará com o Amazonas. O MPF, o MPT e o MPPA recomendam que o Ministério da Saúde monitore e atue de forma coordenada com o Estado do Pará e com os municípios – em especial os do Baixo Amazonas – para garantir o abastecimento de insumos.

Atendendo ao pedido do governo do Estado, o Ministério da Defesa autorizou o deslocamento de uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) para fazer o transporte de uma usina de oxigênio hospitalar adquirida pela Prefeitura de Oriximiná. O voo está previsto para sair rumo ao município às 18 horas desta quarta-feira (20), chegando a cidade por volta das 22 horas.

O governo do Estado também ampliou a quantidade de leitos clínicos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) disponíveis para os pacientes com Covid-19 nas regiões do Baixo Amazonas e Tapajós. A informação é da Agência Pará.

Serão implantadas 90 UTIs e 34 leitos clínicos nos Hospitais Regionais do Tapajós, em Itaituba (60 UTIs e 24 leitos clínicos); do Baixo Amazonas, em Santarém (20 leitos de UTI e cinco leitos clínicos); e Hospital 9 de Abril na Providência de Deus, no município de Juruti (dez novos leitos de UTI e cinco leitos clínicos).

A estratégia é para garantir suporte, principalmente aos municípios da região da Calha Norte: Faro, Terra Santa, Óbidos, Oriximiná e Juruti. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o Pará tem 312.632 casos confirmados de covid-19 e 7.434 mortes.

Com informações do MPPA e Agência Pará.

 

COMENTÁRIOS dos leitores