Vacinação para idosos acima dos 85 anos começa no Recife
Para evitar aglomerações do grupo de risco, o agendamento deve ser feito pelo site ou aplicativo da campanha de imunização
Após a chegada de 84 mil doses da vacina de Oxford/AstraZeneca a Pernambuco, a segunda rodada do plano de imunização descentralizado começa nesta terça-feira (26). Em um evento com a presença de autoridades no Compaz Ariano Suassuna, bairro do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife, 10 idosos acima de 85 anos foram vacinados. A campanha será estendida aos demais idosos na faixa etária a partir desta quarta (27).
Embora se mostre tranquila, Dona Márcia Barreto chegou cedo para garantir o primeiro lugar na fila do Compaz. Após a pandemia impedir a realização da sua festa de 90 anos e mantê-la dentro de casa desde fevereiro do ano passado, a aposentada usa ‘gratidão’ como palavra para descrever a chegada da vacina. “Todos os dias eu ficava na televisão sempre observando, mas a gente não acreditava que chegasse logo. A expectativa que a gente tinha por aqui era de dois ou três anos para chegar e a vacina ser comprovada”, afirmou a idosa.
Ela foi acompanhada da filha, a fonoaudióloga Maroli Barreto, que chegou a largar o trabalho temporariamente e dispensou a ajuda de uma doméstica para evitar que a mãe ficasse suscetível ao vírus. Emocionada, ela lembra dos momentos perdidos com a família ao longo de 2020, mas afirma que todo cuidado foi necessário. “Esse é um dia muito especial. Ela tá tranquila, mas eu estou super ansiosa. Eu vou poder ter um pouco mais de segurança para levar ela para algum lugar, ela ver as irmãs, ver os parentes, os netos. A gente não via essa luz no túnel e esse dia chegou. Tô muito emocionada e principalmente agradecida a Deus por todo esse caminhar até aqui com saúde. Estou louca que chegue meu dia”, relatou.
“Confesso que chorei bastante hoje de manhã. O coração bateu forte e tô aqui me arrepiando o tempo inteiro. Só agradecer muito a Deus [...] Agora é oração e torcer pela educação das pessoas”, afirmou a advogada Lúcia Valença, que acompanhou a mãe de 91 anos.
Aos idosos acima dos 85 anos do Recife, o agendamento para um dos 12 pontos de vacinação deve ser feito através do site ou do aplicativo Conecta Recife. O analista de sistemas Silvio Oliveira conta que não teve problemas para cadastrar a mãe Luiza, de 85 anos. “É muito simples. Não tem dificuldade alguma”, garante.
Ele ainda descreveu como se deu o processo digital. “Entramos na opção de cadastro, onde tem os dados sobre o grupo dela, tem o comprovante de residência, a identidade para escanear e mandar, e tem os dados cadastrais. Aí você confirma e lá informa que a Prefeitura vai entrar em contato para fazer o agendamento. Aí ligaram convidando ela para tomar a vacina hoje”, acrescentou.
---> População ganha canal para acompanhar vacinação no Recife
---> PE: idosos a partir de 85 anos receberão vacina de Oxford
---> Recife ganha 65 salas e três drive-thrus para vacinaçã
“É muito importante saber que teremos essas duas opções, tantos os nove centros de vacinação, quanto os drive-thrus. Para aqueles idosos com dificuldade de locomoção, as nossas equipes itinerantes irão até eles”, ressaltou a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.