Vacina em profissionais da saúde apresenta bons resultados

Secretaria de Saúde de Pernambuco divulga que menos profissionais estão se contaminando gravemente com a Covid-19

por Jameson Ramos qui, 08/04/2021 - 19:11
Divulgação/Prefeitura do Cabo Números trazem esperança para o combate Divulgação/Prefeitura do Cabo

A Secretaria de Saúde de Pernambuco afirmou nesta quinta-feira (8), que os esforços para vacinar contra a Covid-19 os trabalhadores da saúde em Pernambuco já começam a apresentar resultados positivos. Enquanto o número de casos graves na população em geral teve aumento exponencial na fase mais crítica da pandemia agora em 2021, a evolução da doença entre os profissionais da saúde manteve estabilidade ao longo das últimas semanas.

De acordo com o levantamento, entre a semana epidemiológica (SE) 40 e a SE 53 de 2020, a média semanal de casos graves entre a população em geral foi 266 ocorrências, sendo 155 o menor número e 450 o ápice de registros. Já entre a SE 03 de 2021 até a última semana epidemiológica (13) completa deste mês de abril, essa média pulou para 500 casos semanais – sendo 531 o menor número e 828 o maior número de ocorrências graves.

Já entre os trabalhadores da saúde o cenário registrado foi o oposto. A Secretaria de Saúde aponta que entre a semana epidemiológica 40 e a 53 de 2020, a média de casos graves em profissionais da categoria foi de quatro registros – com variação entre uma e sete ocorrências. Com o início da vacinação destes profissionais neste ano, a média de casos se manteve estável, com três registros semanais – variando entre zero ocorrências e seis casos.

“Já havíamos constatado a eficácia da vacina nos idosos com mais de 85 anos, com a diminuição de internações neste público. Agora, percebemos a estabilidade entre os trabalhadores da saúde. Esses dados apontam que precisamos de mais vacinas, porque, além de seguras, trazem impactos importantes no controle da doença”, avalia o secretário de Saúde André Longo.

Ele assevera que os indicadores dão esperança de superação da pandemia e reforçam a necessidade de acelerar e avançar neste processo de imunização. O gestor ainda reforçou que na vacinação no público em geral já foram aplicados, pelo menos, oito de cada dez imunizantes destinados para a primeira dose no Estado. 

Isso significa 991.876 de mais de 1,1 milhão de doses. Ou seja, já foram utilizadas 86,8% das primeiras doses.  Ao todo, o Estado já aplicou 1.274.254 doses da vacina contra a Covid-19, das quais 991.876 foram primeiras doses.

COMENTÁRIOS dos leitores