Saiba quem é o PM suspeito de atingir homem no olho em ato

O terceiro sargento Reinaldo Belmiro Lins foi afastado e teve o armamento e a carteira funcional recolhidos

qui, 17/06/2021 - 10:48
Reprodução Jonas Correia de França perdeu a visão de um dos olhos Reprodução

O policial suspeito de ter atingido com uma bala de borracha o olho do arrumador Jonas Correia de França, de 29 anos, durante protesto em 29 de maio no Recife é o terceiro sargento Reinaldo Belmiro Lins. A Secretaria de Defesa Social (SDS) determinou o afastamento cautelar do sargento, com recolhimento de armamento e carteira funcional.

Segundo a SDS, Reinaldo Belmiro Lins ficará à disposição do comandante da unidade, mas sem exercer funções. O afastamento dura 120 dias, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período. O policial, durante o afastamento disciplinar, recebe o salário, mas perde possíveis gratificações e deixa de cumprir jornadas extras. 

Ao todo, foram afastados 16 policiais, sendo três oficiais e 13 praças, que vão responder a processos disciplinares na Corregedoria Geral em decorrência da atuação durante o ato pacífico de 29 de maio. Nos demais casos, os PMs permanecem nas unidades, mas realizam apenas trabalhos administrativos.

Além de Jonas Correia de França, o adesivador Daniel Campelo também foi ferido no olho durante a manifestação. Ambos perderam a visão de um dos olhos. Eles não participavam do ato. A vereadora do Recife Liana Cirne (PT) também foi agredida com spray de pimenta no rosto.

Após o episódio, o ex-secretário de Defesa Social Antonio de Pádua e o ex-comandante da PM Vanildo Maranhão deixaram os cargos. Vanildo Maranhão foi transferido para a reserva.

COMENTÁRIOS dos leitores