Juíza condena Drauzio e TV Globo por reportagem com trans

Pai da criança morta pela transexual Suzy de Oliveira ganhou em primeira instância uma indenização de R$ 150 mil

por Jameson Ramos ter, 22/06/2021 - 17:33
Reprodução Suzy em depoimento ao doutor Drauzio Varella para o Fantástico Reprodução

O médico Drauzio Varella e a TV Globo foram condenados pelo Tribunal de Justiça de São Paulo a pagar R$ 150 mil para o pai da criança de 9 anos que foi estuprada e morta pela transexual Suzy de Oliveira, uma das personagens de matéria de Drauzio para o Fantástico no mês de março de 2020.

O autor da ação diz que por conta da reportagem, Suzy recebeu "piedade social", enquanto ele sofreu novo abalo psicológico, tendo que reviver os crimes que aconteceram contra seu filho em 2010 e que levaram à condenação da trans. 

Segundo o site Metrópoles, na condenação, a juíza Regina de Oliveira Marques entendeu que a reportagem foi negligente ao não ter tido o "discernimento de procurar conhecer os crimes cometidos por seus entrevistados". Para ela, a matéria causou desassossego do pai do garoto e "situação aflitiva com implicação psiquica".

A juíza aponta ainda que o expectador foi "induzido a acreditar que os entrevistados seriam meras vítimas sociais; devendo ser ressaltado que mesmo se tratando os entrevistados de autores de crimes contra o patrimônio e sua sexualidade, não implicaria em serem assim tratados". Por ter sido em primeira instância, a condenação por danos morais ainda cabe recurso.

COMENTÁRIOS dos leitores