SP anuncia nova antecipação de vacinas contra a Covid-19

Adultos com mais de 18 anos devem receber a vacina até dia 16 de agosto; comércio deixará de ter restrições de horário e de ocupação a partir do dia 17 de agosto

por Rafael Sales qua, 28/07/2021 - 20:53
Flickr/Governo do Estado de São Paulo Flickr/Governo do Estado de São Paulo

 Nesta quarta-feira (28), o Governo de São Paulo anunciou que haverá antecipação na vacinação contra a Covid-19. Assim, todos os adultos com mais de 18 anos serão imunizados com a primeira dose até o dia 16 de agosto. Anteriormente a previsão era até o dia 20. Além deste grupo, adolescentes de 12 a 17 anos devem receber a primeira dose  a partir de 18 de agosto. Para esta faixa etária, a previsão antes era até o dia 23.

Vale lembrar que para a faixa etária de adultos não há restrição alguma e todos podem ser vacinados com a primeira dose, no período em questão. Já os adolescentes terão preferência a serem imunizados aqueles que estiverem classificados como: deficientes, gestantes, puérperas e pessoas com comorbidades. E somente após o dia 30 de agosto, o restante desse grupo estará apto a receber o imunizante.

Por conta do ritmo do plano de vacinação, que agora prevê incluir todos os adultos e adolescentes, o Governo de São Paulo anunciou que a partir de 17 de agosto não haverá mais limite de ocupação de espaços comerciais ou espaços públicos, abertos ou fechados, tampouco de horários. Apesar da liberação, existe um período de tempo, para cada ser humano ter a completa imunização em seu organismo. De acordo com o Instituto Butantan, geralmente, a imunização completa ocorre após duas semanas da aplicação da segunda dose da vacina.

Desde o início do plano de vacinação até agora, já foram imunizadas 57% da população paulista com a primeira dose, e aproximadamente 19% com a segunda. Já em todo o Brasil, o percentual de vacinação hoje é de  46% de vacinados com a primeira dose, enquanto 18% já estão completamente imunizados.

COMENTÁRIOS dos leitores