PE: Dose de reforço pode ser tomada em qualquer município

É possível receber a vacina em qualquer lugar que você esteja, mesmo que não tenha tomado as duas primeiras doses no estado - como determina o Ministério da Saúde

por Jameson Ramos seg, 25/10/2021 - 19:14
Julio Gomes/LeiaJá Imagens/Arquivo Homem sendo vacinado no Recife Julio Gomes/LeiaJá Imagens/Arquivo

Se você é uma daquelas pessoas que está em Pernambuco, mas não tomou a primeira nem a segunda dose das vacinas contra a Covid-19 no estado, e agora precisa tomar a dose de reforço para ficar completamente imunizado, pode ficar tranquilo que é possível receber a vacina em qualquer lugar que você esteja - como determina o Ministério da Saúde. 

Na capital pernambucana, por exemplo, a Secretaria de Saúde do Recife esclarece que, para receber a terceira dose, mesmo sem ter tomado as primeiras na cidade, a pessoa precisa se cadastrar no Conecta Recife e anexar a documentação comprobatória que justifique a necessidade da vacina adicional. 

 Atualmente, estão recebendo a dose os idosos com 60 anos ou mais e os imunossuprimidos que moram na cidade, além dos trabalhadores da saúde que atuam em alguma instituição da capital.

Os idosos, além da documentação pessoal, precisam anexar no Conecta Recife um comprovante de residência em seu nome. Já os imunossuprimidos, além dos documentos citados acima, também devem anexar uma declaração no modelo da Prefeitura do Recife ou um laudo médico com a respectiva Classificação Internacional de Doenças da doença/condição (CID).

Os trabalhadores da saúde precisarão anexar documentos de identificação pessoal e uma declaração, no modelo da Sesau, da instituição na qual atua.

Além disso, para  receber a vacina, é necessário realizar agendamento no site ou aplicativo do Conecta Recife. No dia escolhido para a vacinação, é preciso apresentar documento de identificação, além de um comprovante de que já completou o ciclo vacinal, para agilizar o atendimento. A Prefeitura do Recife disponibiliza 26 locais de vacinação, que funcionam de domingo a domingo, das 7h30 às 18h30. Desse total, 12 funcionam com salas de vacinação e 14 no esquema drive-thru.

COMENTÁRIOS dos leitores