PE: Polícia Civil fará ato por melhorias nesta quarta (26)

O Sinpol-PE diz que os policiais estão trabalhando na clandestinidade funcional e sem receber por isso

por Jameson Ramos seg, 25/10/2021 - 17:32
Rafael Bandeira/LeiaJá Imagens/Arquivo Manifestação dos policiais no Centro do Recife Rafael Bandeira/LeiaJá Imagens/Arquivo

Há mais de cinco meses reivindicando um reajuste salarial, o Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol-PE) afirma que fará uma manifestação em frente ao Palácio do Campo das Princesas nesta terça-feira (26). 

O Sinpol diz que tem tentado diálogo com o Governo de Pernambuco visando a valorização profissional e funcional da categoria, mas sem sucesso. Desde o dia 27 de julho que os policiais civis executam apenas as funções que constam apenas na lei, além de terem entregue o Programa de Jornada Extra de Segurança (PJES), que é a hora extra do policial. 

“Atualmente, os policiais da base trabalham em uma clandestinidade funcional exercendo funções que não são suas e sem receber por isso, possuem uma absurda diferença salarial entre a base e seus chefes, muito embora sejamos nós que fazemos grande parte das atribuições deles, além das estruturas precárias da maioria esmagadora das unidades da Polícia Civil e ainda somos um efetivo que é metade do que deveríamos ter em 2015 e, mesmo assim, somos a Polícia Investigativa estadual que mais produz e traz resultados no país", afirma o presidente do sindicato, Rafael Cavalcanti.

O líder do sindicato assevera que o governador Paulo Câmara tem dado a desculpa de que não tem dinheiro para atender as demandas, mas o sindicato aponta que isso não procede. 

"Todos os números, balancetes e estudos divulgados pelo próprio Estado comprovam que o Governo de Pernambuco tem sobra de caixa para investir mais na Segurança Pública e no seu policial civil, além do que a negociação pode se dar agora com os efeitos financeiros a partir de 2022, como vários outros Estados estão fazendo", complementa.

COMENTÁRIOS dos leitores