Saúde libera dose de reforço para todos os adultos
Terceira dose será aplicada cinco meses após a segunda
O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (16) que todos os adultos poderão tomar a dose de reforço da vacina contra a Covid-19, que até então era prevista apenas para pessoas com mais de 60 anos, imunossuprimidos ou trabalhadores sanitários.
Além disso, o intervalo mínimo entre o ciclo inicial de vacinação e o reforço foi reduzido de seis para cinco meses para todo mundo. O complemento será feito preferencialmente com o imunizante da Biontech/Pfizer, mas, no caso da ausência deste, serão usadas as fórmulas da AstraZeneca ou da Janssen.
"Vamos ampliar para todos os brasileiros que tenham tomado a vacina há pelo menos cinco meses", declarou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em pronunciamento nesta terça.
Já os indivíduos vacinados com o imunizante da Janssen tomarão uma segunda dose da mesma fórmula, com intervalo de dois meses, e um reforço depois de mais cinco meses, podendo ser da Pfizer ou AstraZeneca.
Até o momento, quase 60% da população brasileira está totalmente vacinada contra a Covid-19, enquanto quase 6% já tomou o reforço. O avanço da imunização fez os casos e mortes despencarem no país, que registra mais de 610 mil óbitos desde o início da pandemia.
Da Ansa