França aprova lei que proíbe venda de animais em lojas

A nova medida entrará em vigor a partir de 2024

por Jennifer Buarque sab, 20/11/2021 - 13:10
Helena Lopes/Pexels São cerca de 100 mil pets abandonados por todo país Helena Lopes/Pexels

A França aprovou na quinta-feira (18) um projeto de lei que combate o abuso de animais. A medida proíbe a venda de filhotes de cães e gatos em pet shops e a presença de animais selvagens em circos. A lei entrará em vigor a partir de 1º de janeiro de 2024. Além da proibição de animais expostos nas vitrines, as vendas na internet serão melhor regulamentadas.

Segundo William Kerwich, presidente do sindicato do setor circense, “Esta é uma lei arbitrária, já que não há abusos de animais nos nossos circos”, informou ao jornal francês 20 minutes. O presidente também anunciou uma mobilização nesta segunda-feira (22). 

Ainda segundo o 20 minutes, a lei impacta 800 animais distribuídos em 120 circos em todo o país. Ao integrar os animais domésticos, esse número chega a mais de 5 mil animais. A medida também irá considerar matar animais domésticos voluntariamente como crime e os condenados terão de fazer um curso de conscientização. 

O ministro da agricultura, Julien Denormandie, comemorou no Twitter: “Este é um grande avanço na luta contra o abandono de animais de estimação!". O ministro também agradeceu aos parlamentares que aprovaram o projeto.

Na França, a cada dois franceses, um possui um animal de estimação. São cerca de 100 mil pets abandonados por todo país. A proposta aprovada pelo senado irá agir com mais rigidez a casos de abandono e maus-tratos.

COMENTÁRIOS dos leitores