PE confirma 1ª morte pela Influenza e 41 contaminados

O secretário de Saúde, André Longo, aponta que o vírus pode estar circulando em Pernambuco há um tempo, mas não se sabe desde quando

por Jameson Ramos seg, 20/12/2021 - 19:31
Divulgação/Governo de Pernambuco Secretario estadual de Saúde André Longo Divulgação/Governo de Pernambuco

Nesta segunda-feira (20), a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou 42 casos positivos da Influenza A H3N2 em todo o Estado, através de exames laboratoriais. Entre os casos, um homem de 46 anos, que tinha problemas renais crônicos, morreu.

O secretário de Saúde, André Longo, aponta que o vírus pode estar circulando em Pernambuco há um tempo, mas não se sabe desde quando. "A gente sabe que o vírus da Influenza tem uma incubação no entorno de 48h, então a gente acha que passou a circular com mais frequência nessas últimas duas semanas, provavelmente", diz.

Os primeiros casos foram detectados na sexta-feira (17), mas Longo aponta que já era esperado que casos de Influenza surgissem no Estado. No entanto, ele avalia que demorou-se a falar sobre esse casos porque não havia conseguido detectar anteriormente. 

No entanto, atualmente há uma repercussão sistêmica, com as pessoas procurando o sistema de saúde com os sintomas gripais.

No sábado (18), o Governo de Pernambuco divulgou a confirmação de três casos da Influenza A H3N2, que estavam sendo investigados pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Pernambuco (Cievs/PE).

Esses primeiros casos estavam correlacionados e começaram a ser investigados após uma mulher de 48 anos procurar o Cievs, informando que o marido teve contato com trabalhadores que vieram de São Paulo e apresentou sintomas gripais. Ao realizar teste em laboratório particular o resultado deu positivo para influenza A e negativo para Covid-19.

A outra mulher, de 38 anos, é funcionária do casal que testou positivo e começou a sentir os sintomas no dia 11 de dezembro. Todos negam viagem a outros estados.

Perfil dos casos

 Dos 42 casos confirmados de influenza A (H3N2) laboratorialmente desde o sábado, nove são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), com seis internados em enfermaria, dois em UTI e um óbito. A morte foi de um homem de 46 anos, residente no Recife. Ele apresentou quadro de falta de ar no último dia 09/12, buscando atendimento em uma UPA no dia 10/12, quando foi entubado e transferido para a UTI do Hospital Agamenon Magalhães (HAM), vindo a falecer no domingo (19/12). O homem, paciente renal crônico, teve o exame para Covid-19 negativo, sendo feito, posteriormente, o da influenza.

Também foram localizados 12 registros no sistema e-SUS, utilizado para registro de casos leves, a partir de informações que já estavam baixadas na SES-PE. Os demais, provavelmente também do e-SUS, não foram localizados, já que o sistema do Ministério da Saúde (MS) está fora do ar.

COMENTÁRIOS dos leitores