Dia C: Pernambuco promove ação para vacinar crianças

A mobilização conjunta com os municípios foi anunciada pelo secretário André Longo nesta quinta-feira (17)

qui, 17/02/2022 - 12:26
Arthur Souza/LeiaJá Imagens/Arquivo Criança é vacinada no Grande Recife Arthur Souza/LeiaJá Imagens/Arquivo

Para acelerar a imunização do público infantil, a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES) vai promover o Dia C da vacinação no próximo sábado (26). A mobilização conjunta com os municípios foi anunciada pelo secretário André Longo nesta quinta-feira (17).

O secretário apresentou dados do Instituto de Avaliação e Tecnologia em Saúde (IATS), que projeta a queda dos efeitos da pandemia com o aumento de vacinados.

"Caso a vacinação infantil pudesse ser acelerada para um patamar de um milhão de doses por dia no Brasil, poderíamos evitar até abril, 5.400 mil hospitalizações e 430 mortes por Covid nessa faixa de 5 a 11 anos. Juntando todas as faixas etárias, a vacinação acelerada evitaria 14 mil hospitalizações e mais de três mil óbitos pela doença", previu.

A superintendente de Imunizações Ana Catarina de Melo adiantou que mais 200 mil doses pediátricas da Coronavac e Pfizer serão entregues nesta sexta (18) e alertou para baixa adesão do público na Mata Sul e no Agreste do estado.



Pandemia ainda é grave

Atualmente, quatro em cada cinco internados não concluíram a cobertura vacinal e Pernambuco acumula meio milhão de pessoas com doses atrasadas. 

As taxas indicam que houve uma desaceleração da variante Ômicron em Pernambuco, mas Longo cobrou precaução: “apesar disso, a situação ainda exige cautela por que atingimos um platô, mas com indicadores ainda em patamares elevados".

Conforme a SES, na última semana houveram 629 solicitações por UTIs públicas e mais de 800 pessoas internadas com diagnóstico de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Nas últimas 24h, o estado bateu o recorde de casos confirmados com 12.825 diagnósticos.

Ele teme que o panorama se agrave com a chegada de março, quando inicia o período sazonal de doenças respiratórias em Pernambuco. Como representante do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Longo garantiu que já articula para antecipar a vacinação da Influenza.

COMENTÁRIOS dos leitores